Comerciais
29 setembro 2022

SAIC Maxus estreou-se em Hanover

Ao comentar esta primeira presença da marca no principal salão dedicado ao transporte, veículos comerciais e logística, este ano centrado nos temas da inovação e da transição climática, o diretor-geral da SAIC para a Região Europeia, Jack Zhu, sublinhou: “Estamos a colocar no centro das atenções a nossa crescente gama de veículos totalmente elétricos. Enquanto elemento integrante do grupo que detém as marcas de veículos comerciais elétricos mais inovadoras e vanguardistas da Europa, a SAIC MAXUS quer reforçar o seu papel de liderança no setor e atingir essa posição também neste continente. A nossa forte presença em salões como este é prova desta ambição. O nosso stand no IAA Transportation 2022 chegou num momento importante para a marca MAXUS e realça o seu crescimento na Europa”.

A SAIC MAXUS está atualmente disponível em 73 países e regiões de todo o mundo. Possui mais de 400 concessionários no continente europeu, o que ajudou a fortalecer a sua presença neste mercado. Vista como uma das “primeiras escolhas entre veículos de fabrico chinês no mundo desenvolvido”, a SAIC MAXUS alcançou no ano passado vendas de quase 183 mil unidades a nível global. No mercado europeu, em 2002, a MAXUS já recebeu mais de 10 mil pedidos de veículos elétricos, tornando-se uma das marcas de furgões elétricos mais populares.

A Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC), ao qual pertence a MAXUS desde 2010, é o maior grupo automóvel da China e ocupa a 68ª posição na lista Global 500 da Fortune. As vendas no primeiro semestre de 2022 ascenderam a mais de 390 mil veículos elétricos em todo o mundo.
Vários representantes da SAIC Motors deslocaram-se a Hanover para assistir ao evento, acompanhados por concessionários e parceiros de mercados-chave na Europa.

GAMA DA MAXUS NO IAA TRANSPORTATION SHOW 2022
A MAXUS apresentou cinco dos seus veículos elétricos premium no IAA Transportation Show 2022. Além dos populares comerciais ligeiros eDELIVER 3 e eDELIVER 9 (de maiores dimensões), deu ainda a conhecer o MAXUS MIFA 9 (MPV), o T90 EV (pick-up elétrica) e o mais recente projeto da SAIC, o MAXUS Electric Light Truck.

MAXUS MIFA 9
Após a estreia do MIFA 9 no Guangzhou Auto Show, em novembro passado, a SAIC confirmou que a sua plataforma versátil também pode ser utilizada para SUVs e pick-ups. MIFA é o acrónimo de Maximum, Intelligent, Friendly e Artistic (Máximo, Inteligente, Amigável e Artístico), refletindo os principais atributos do modelo.

Levando a marca MAXUS a um público totalmente novo, o MAXUS MIFA 9 oferece uma autonomia de até 595 km (WLTP urbano) com um único carregamento. Com dimensões de carroçaria de 5270 x 2000 x 1840 mm, o modelo que esteve em exposição possui sete lugares e especificações topo de gama, incluindo o primeiro Assistente de Condução Inteligente da indústria automóvel, que reconhece automaticamente o estilo de condução adequado através de dados e dos cenários de condução.

Principais características (modelo de exposição na IAA Transportation Show)
- Bateria: lítio ternário de 90 kWh da CATL
- Motor elétrico de 180 kW com um binário máximo de 350 Nm
- Porta da bagageira de acionamento automático, portas deslizantes elétricas de ambos os lados, travagem hidráulica com assistência elétrica, direção assistida elétrica, travão de estacionamento eletrónico
- Radar dianteiro e traseiro, carregamento do dispositivo de aquecimento, controlo inteligente dos faróis

MAXUS T90 EV (e-pick up)
A MAXUS apresentou também a sua nova pick-up elétrica, com uma bateria de 88,5 kWh e uma autonomia de 330 km (WLTP combinada). Adequada para condução tanto em estrada como fora dela, a MAXUS T90EV tem um elevado nível de equipamento e um habitáculo contemporâneo e elegante, que inclui um painel de instrumentos digital com um ecrã tátil de 10,25 polegadas e visual minimalista. O interior é amplo, graças ao design simples do painel de instrumentos e da consola central, que liberta mais espaço para passageiros e carga. O exterior destaca-se pela sua aparência desportiva.

Principais características:
- Capacidade da bateria: 88,55 kWh
- Autonomia WLTP combinada: 330 km
- Motor elétrico de 150 kW
- Dimensões da carroçaria: 5365 x 1900 x 1809 mm
- Caixa de carga: 1485 x 1510 x 530 mm
- Distância entre eixos: 3155 mm
- Peso bruto: 3300 kg
- Peso bruto sem passageiros e condutor: 2300 kg
- Carga útil: 1000 kg
- Peso bruto de reboque: 4050 kg
- Capacidade de reboque (sem travão): 750 kg
- Distância ao solo máxima.: 187 mm (sem carga, até à parte inferior do diferencial)
- Passagem a vau: 550 mm
- Câmara de marcha-atrás e limpa para-brisas com sensor de chuva
- Faróis de halogéneo com acionamento automático e luzes de circulação diurna LED
- Jantes de liga leve de 17”
- Barra desportiva em aço inoxidável e gancho de corda exterior

MAXUS ELECTRIC LIGHT TRUCK
Igualmente em estreia europeia, o novo Electric Light Truck da MAXUS apresenta uma autonomia de até 213 km (com carregamento completo) e possui uma cabina individual de três lugares. O peso bruto é de 7490 Kg.

Com uma bateria de lítio de 127,74 kWh da CATL, atinge uma velocidade máxima de 90 km/h, uma potência máxima de 110 kW e um binário máximo de 1200 Nm. Este novo modelo da MAXUS terá uma potência máxima de carregamento de 102 kW para um carregamento com CC (em 1,5 horas) e de 22 kW para um carregamento com CA (em 11 horas).

Sobre o MAXUS Electric Light Truck e as metas da marca para o futuro, Jack Zhu comentou: “Conforme evidenciado pelo crescimento da gama, a MAXUS está a diversificar-se com outras propostas que vão para além do segmento dos veículos comerciais ligeiros. É nosso objetivo de longo prazo tornarmo-nos tão relevantes para os mercados de veículos de passageiros e pesados como já somos para o mercado de frotas de veículos comerciais ligeiros. Para o efeito, a inovação, a Investigação e Desenvolvimento e o design continuarão a ser os pilares da nossa ambição, pelo que tencionamos prosseguir com os nossos fortes investimentos nestes três domínios”.

eDELIVER 3 e eDELIVER 9
Em 2016, a LDV, como se chamava então a MAXUS, lançou o seu primeiro veículo comercial totalmente elétrico, o EV80. Seis anos depois, fruto de um investimento continuado de 2,3 mil milhões de euros e do forte espírito de inovação da SAIC, a marca substituiu o EV80 por dois veículos elétricos com uma nova plataforma: o eDELIVER 3 e o eDELIVER 9.

Concebido de raiz apenas para propulsão elétrica com uma bateria de 50,23 kWh, o eDELIVER 3 é um pequeno furgão que consegue percorrer até 228/238 km (WLTP combinado) com um único carregamento. Possui um motor de 90 kW com um binário máximo de 255 Nm. Disponível em diversas variantes e opções de distância entre eixos, o eDELIVER 3 é um veículo extremamente versátil, que satisfaz um vasto leque de necessidades comerciais.

O eDELIVER 9 destaca-se pelas suas especificações elevadas e espaço amplo, apresentando o melhor da engenharia em veículos elétricos. Está disponível em duas opções de dimensões e com três opções de bateria, a que se junta um motor elétrico de elevada potência (150 kW) e baixo consumo. Através de diversos métodos de refrigeração do sistema propulsor, o eDELIVER 9 oferece um tempo de carregamento reduzido (CC 36-45 minutos dos 20% - 80% - embora o tempo de carregamento real varie de acordo com o tipo de bateria), uma vida útil da bateria prolongada e maior autonomia de utilização.

A marca MAXUS é sinónimo de veículos elétricos comerciais líderes de mercado e está a ter um impacto significativo no segmento dos veículos elétricos em toda a Europa.

Neste âmbito, destaca-se:
- Entre março de 2021 e abril de 2022, havia mais de 17 mil veículos comerciais ligeiros elétricos registados no Reino Unido, com a MAXUS a atingir uma quota de mercado de 11%1
- Nos últimos 12 meses, os modelos elétricos representaram mais de 36% das matrículas da MAXUS no Reino Unido
- Em 2021, a sucursal britânica da DPD, o segundo maior grupo logístico da Europa, efetuou uma grande encomenda de 750 veículos comerciais ligeiros elétricos da SAIC MAXUS, estabelecendo um novo recorde para a maior encomenda única no estrangeiro de veículos comerciais ligeiros elétricos a uma marca chinesa
- Atualmente, a MAXUS está presente em 73 países e regiões de todo o mundo, incluindo 20 países europeus

Além da gama de produtos variada, a SAIC MAXUS atribui o seu sucesso ao foco permanente noutras áreas como o marketing, a formação e os níveis excecionais de atendimento ao cliente.

A marca tem vindo a aumentar a sua rede de concessionários em toda a Europa ao longo dos últimos anos, dispondo atualmente de 56 concessões localizadas em todo o Reino Unido, 22 na Irlanda, 150 nos Países Nórdicos2, 57 na Alemanha, 20 em Espanha e 18 em Itália. Em Portugal, é representada pela Astara.

 

1 Matrículas de veículos comerciais ligeiros no Reino Unido de março de 2021 a abril de 2022 (SMMT).
2 Inclui: Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia e Polónia.

Interessa-se por Comerciais?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!