A novíssima E-Transit Custom da Ford Pro representa um momento significativo para a adoção de veículos elétricos (VE) por pequenas empresas. Um relatório do Centro de Investigação Económica e Empresarial conclui que a percentagem de novos registos de furgões VE nos principais mercados aumentou mais de cinco vezes, de 2018 a 2023. 2 O relatório também descreve um número crescente de Zonas de Baixas Emissões, que são agora mais de 350, impactando mais de 80 milhões de pessoas, incluindo todas as capitais da UE.
Desenvolvida de raiz em torno de soluções inovadoras inspiradas nos clientes, a E-Transit Custom combina a tecnologia avançada dos veículos elétricos com a plataforma digital e física de software e serviços da Ford Pro para ajudar as empresas a reduzir os custos de utilização, a trabalhar de forma mais eficaz e a simplificar a transição para os veículos elétricos.
Para apoiar o lançamento do novo modelo elétrico, a Ford Pro apresenta uma solução integrada de carregamento doméstico para empresas - que inclui a instalação de uma wallbox conectada, software de gestão e manutenção - que será implementada nos principais mercados europeus.
Para maximizar a produtividade das empresas dependentes de furgões, nomeadamente as que, em 2023, valeram cerca de mil milhões de euros na UE e Reino Unido, a versão elétrica do furgão de uma tonelada mais vendido na Europa oferece novas características inovadoras concebidas em função das necessidades das PME. O processo inicia-se no interior, com conetividade 5G de série e funcionalidades inteligentes como o exclusivo volante basculante.
O eficiente grupo motopropulsor elétrico suporta uma autonomia de até 337 km e intervalos de manutenção de dois anos sem limite de distância para um melhor custo de propriedade. A capacidade de transporte de carga sem compromissos proporciona cargas úteis brutas até 1.011 kg, um piso de carga mais baixo com acesso melhorado e uma capacidade de reboque líder na sua classe de 2.300 kg.
“As pequenas empresas são o coração da economia europeia e essenciais para as nossas comunidades - e muitas delas têm vindo a confiar nos furgões da Ford. Servimos estes clientes há mais de meio século; os seus conhecimentos ajudaram-nos a desenvolver furgões elétricos, híbridos plug-in e a diesel para se adequarem a clientes de todos os sectores e zonas, bem como serviços de apoio concebidos para tornar a produtividade ao nível das grandes frotas, para as pequenas empresas sem gestor de frota", disse Hans Schep, siretor-geral da Ford Pro, Europa.
Já disponível para encomenda, a E-Transit Custom está em produção na moderna fábrica de Yeniköy da Ford Otosan, na Turquia. O novo modelo junta-se à gama de furgões elétricos da Ford Pro para a Europa, juntamente com a E-Transit de maiores dimensões, furgão que no ano passado ultrapassou, em vendas, o seu concorrente mais próximo em mais de cinco para um, liderando o seu segmento, e o furgão compacto E-Transit Courier, cujo lançamento está previsto para 2025.
Motorização elétrica otimizada
Cada E-Transit Custom está equipada com uma bateria de 64 kWh (utilizáveis) para uma autonomia máxima de 337 km. A E-Transit Custom é o primeiro veículo elétrico de sempre a utilizar a tecnologia de bomba de calor com injeção de vapor para aquecer e arrefecer o habitáculo, de série em todos os veículos. Este novo sistema foi concebido para melhorar a eficiência energética e otimizar a autonomia de condução. A travagem regenerativa permite uma condução com um só pedal para uma condução urbana mais confortável e uma maior eficiência.
O motor é montado diretamente no piso traseiro e rodado 90 graus para maximizar o espaço de carga e reduzir o peso e a complexidade. Os clientes podem escolher entre potências de 100 kW ou 160 kW (136 cv ou 218 cv), de acordo com as suas necessidades, cada uma oferecendo um binário de 415 Nm, líder na sua classe.
A autonomia de condução elétrica é de até 337 km. Um carregamento completo com um Ford Pro Home Charger de 11 kW demora cerca de 6,7 horas. Os clientes também podem carregar de 10 a 80 % em cerca de 39 minutos num carregador DC de 125 kW; em testes de laboratório, um carregamento de 10 minutos acrescentou 82 km de autonomia.
A unidade de tração elétrica da E-Transit Custom oferece uma capacidade de reboque líder na sua classe de até 2.300 kg, o que significa que os clientes que rebocam cargas mais pesadas em zonas de baixas emissões podem substituir os seus veículos a diesel em funções que nenhum outro furgão totalmente elétrico de uma tonelada pode desempenhar.
A bateria está integrada no piso de carga, acima da flange da soleira, para eliminar a necessidade de estruturas de colisão separadas. Para otimizar a eficiência em termos de espaço e peso, os outros componentes da parte inferior da carroçaria são “encolhidos” à volta da bateria.
Tal como na E-Transit de maiores dimensões, os clientes podem especificar o sistema Pro Power Onboard de 2,3 kW para alimentar ferramentas elétricas e luzes exteriores necessárias para o trabalho.
A Ford Pro prevê que o E-Transit Custom terá custos operacionais mais baixos em comparação com um veículo a gasóleo equivalente; no caso do E-Transit, a redução do custo de manutenção pode atingir os 40%. As poupanças de manutenção advêm de um intervalo de manutenção de dois anos, sem limite de quilometragem, e uma garantia de oito anos ou 160.000 km cobre todos os componentes de alta tensão para uma total tranquilidade.
Experiências digitais e software
Todas as E-Transit Custom estão equipadas com um ecrã tátil panorâmico de 13 polegadas, inclinado para o condutor para facilitar a utilização, equipado com o avançado sistema de comunicação e infoentretenimento SYNC da Ford, alimentado pelo modem 5G para conetividade com o conjunto de tecnologias Ford Pro. A plataforma Alexa Built-in garante maior produtividade em movimento, dando aos condutores a possibilidade de utilizar comandos de voz simples para ativar chamadas por voz e até fazer compras diretamente através da Amazon.com.
Mais de 30 módulos separados na E-Transit Custom são capazes de receber atualizações sem fios. Estas podem ajudar a melhorar o desempenho do veículo, fornecer atualizações de qualidade, atualizar características existentes e adicionar funções e capacidades totalmente novas. A maioria das atualizações é concluída em menos de dois minutos e pode ser programada para evitar períodos de inatividade.
Muitas empresas requerem características especializadas convertidas, tais como unidades de refrigeração ou iluminação adicional. O novo Sistema de Integração de Veículos Ford Pro torna este processo mais rápido e simples, e pode resultar num veículo mais fiável - ideal para PME sem tempo ou conhecimentos profundos para gerir conversões. Uma rede de cerca de 200 Ford Pro Convertors aprovados na Europa pode efetuar conversões desde as mais simples até às mais personalizadas, todas com apoio ao nível da fábrica.
Como parte da gama Transit Custom mais abrangente de sempre, os operadores da E-Transit Custom podem especificar comprimentos de veículo L1 ou L2 e uma vasta gama de estilos de carroçaria para apoiar qualquer tipo de utilização comercial: Furgão, com volumes de carga até 6,8 m3 e cargas úteis brutas até 1.011 kg; Furgão de Cabina Dupla, com uma segunda fila de três lugares e antepara fixa Kombi, com flexibilidade máxima entre carga e até oito lugares.
Os operadores podem escolher uma as opções que mais se adequam às suas necessidades específicas a partir de uma gama de quatro níveis de equipamento: Trend combina a capacidade funcional e de trabalho com tecnologias sofisticadas; Limited acrescenta jantes de liga leve de 16 polegadas, pormenores exteriores na cor da carroçaria e acabamento completo do compartimento de carga; Sport apresenta riscas exclusivas, jantes de liga leve de 17 polegadas e uma cabina de luxo.
Para as pequenas empresas interessadas em eletrificar, mas com casos de utilização que não se adequam a uma eletrificação total, a Ford Pro oferece a Transit Custom PHEV com capacidade de condução puramente elétrica para os centros urbanos e potência a gasolina para viagens longas em autoestrada. O novo grupo motopropulsor é semelhante ao utilizado pelo Ford Kuga Plug-In Hybrid - o PHEV mais vendido na Europa nos últimos três anos - e combina um motor a gasolina de 2,5 litros de ciclo Atkinson com uma bateria de 11,8 kWh (utilizável) para fornecer 233 CV, uma autonomia de condução 100% elétrica até 56 km e Pro Power Onboard.
As primeiras unidades da E-Transit Custom deverão chegar aos concessionários em mercados selecionados no final deste verão, seguindo-se todos os mercados da UE em 2025. Preços a partir de 58.350 euros (51.450 euros com o desconto).
PR