A Honda Motor irá iniciar em outubro as vendas no Japão de um novo mini-EV, o N-VAN e:, um mini veículo elétrico destinado a uso comercial, com base no popular e versátil modelo movido a combustão e que acrescenta características user-friendly exclusivas de veículos elétricos, bem como o mesmo espaço de carga e uma ampla abertura do lado do passageiro para facilitar cargas e descargas.
Com o N-VAN e:, a Honda conseguiu alcançar uma autonomia prática suficiente e o espaço de carga necessário para uma utilização comercial, através da adoção de uma bateria de grande capacidade, redução da dimensão da unidade que agregar os módulos elétricos e minimização do espaço ocupado por componentes, ao centralizar a disposição dos mesmos.
Para além de uma autonomia de 245 km com um único carregamento em modo WLTC, suficiente para um serviço de entregas, a comodidade de cliente foi sempre levada em consideração, sendo que o N-VAN e: apresenta um tempo de carregamento de aproximadamente 4,5 horas para o carregamento normal – 6,0 kW de potência – e de aproximadamente 30 minutos para o carregamento rápido – 50 kW de potência. Além disso, o sistema de arrefecimento e de aquecimento da bateria inibe a degradação do desempenho da bateria causada pelas temperaturas altas ou baixas, contribuindo para um menor tempo de carregamento e uma maior autonomia, especialmente durante o inverno.
Já o N-VAN e:L4 é uma especificação de quatro lugares que pode ser utilizada para uma ampla gama de finalidades comerciais e privadas. Com a bateria montada na parte inferior do veículo, foi alcançado um espaço de carga tão grande quanto o da N-VAN a gasolina.
O e:FUN foi desenvolvido com base no e:L4, e apresenta um estilo que combina bem com os hobbies e atividades de lazer dos clientes. O interior é de cor bege claro, e estão também disponíveis variações de cor exterior em dois tons para o e:FUN. Para além dos faróis LED, o e:FUN vem com características adicionais, como capacidade de carregamento rápido como equipamento de série.
O e:G foi desenvolvido na procura da funcionalidade, exclusivamente para utilizações comerciais. Este modelo tem apenas um lugar, partindo do princípio que será utilizado apenas por um condutor. O painel de instrumentos do lado do passageiro tem uma forma que permite o encaixe de objetos compridos.
Em relação ao N-VAN a gasolina, o comprimento do interior foi aumentado em 95mm e a altura ao chão foi reduzida em 120mm em relação ao e:L4 e ao e:FUN, ao eliminar o banco do passageiro. Estas alterações dimensionais melhoraram a facilidade de utilização para fins comerciais.
PR