Estafette, Goelette e Trafic são três nomes fortes para três personalidades Renault distintas, mas complementares no seu ADN comum. Três veículos comerciais ligeiros que são o resultado de uma colaboração com a Flexis, a sociedade independente fundada pelo Grupo Renault, o Grupo Volvo e o Grupo CMA CGM. Esta nova gama de furgões E-Tech elétricos foi desenvolvida para responder a todas as exigências de uma ampla gama de atividades. Chegam em 2026.
Com base na nova plataforma "skateboard" e na arquitetura SDV, estes furgões compactos, espaçosos e adaptáveis abrem caminho a soluções personalizadas que vão apoiar os clientes na transição energética e tecnológica.
Esta nova plataforma representa um avanço significativo na conceção de automóveis inteligentes, oferecendo flexibilidade, ergonomia e conetividade, com possibilidades virtualmente infinitas de personalização e custos de funcionamento reduzidos, garantindo simultaneamente elevados níveis de segurança e desempenho. Cada um dos três automóveis tem a sua própria identidade e foi concebido para responder a necessidades específicas.
Trafic E-Tech elétrico: moderno e funcional
Com esta quarta geração do Trafic, o modelo escreve um novo capítulo de uma saga iniciada em 1980. Com mais de 2,5 milhões de unidades construídas desde o seu lançamento, continua uma carreira de grande sucesso.
O Trafic E-Tech elétrico apresenta proporções contemporâneas e um design monovolume para um perfil limpo e dinâmico. Com um vão dianteiro curto e uma distância entre eixos alargada, as rodas posicionadas nas extremidades maximizam o espaço interior, mantendo um raio de viragem equivalente ao de um Renault Clio. Tem menos de 1,90 m de altura para facilitar o acesso a parques de estacionamento subterrâneos e o seu aspeto geral reflete as novas tendências de design da Renault, com linhas fluidas e estruturadas.
Goelette E-Tech elétrico: um automóvel versátil
Um VCL histórico da Renault, o Goelette esteve na estrada durante dez anos, a partir de 1956. Resistente, robusto e fácil de transformar, foi um dos furgões mais procurados pelas frotas ou pelos pequenos empresários com necessidades específicas.
Concebido para responder a uma vasta gama de necessidades, o Goelette E-Tech elétrico está disponível em três versões: chassis-cabina, caixa de carga e plataforma basculante, abrindo caminho a uma vasta escolha de conversões.
Tirando o máximo partido da arquitetura flexível e engenhosa que esta nova geração de veículos comerciais ligeiros permite, o Goelette E-Tech elétrico é particularmente bem proporcionado da frente ao pilar B, tal como o Trafic E-Tech elétrico.
Estafette E-Tech elétrico: concebido para as cidades de hoje
O Estafette E-Tech elétrico é um reboot contemporâneo do emblemático furgão dos anos 60 da Renault, mas adaptado às exigências da logística urbana moderna.
Mais de meio milhão de veículos ostentaram o nome Estafette, entre 1959 e 1980. Esta designação icónica simboliza um VCL que atravessa várias gerações.
O seu design é largamente inspirado no Renault Estafette Concept apresentado em setembro passado.
Com apenas 5,27 m de comprimento e 1,92 m de largura, é um comercial compacto e fácil de manobrar em cidade. Com 2,60 m de altura, permite que uma pessoa com até 1,90 m de altura se desloque facilmente no interior, entre o habitáculo e a zona de carga.
Tal como o Trafic E-Tech elétrico, é excecionalmente fácil de manobrar, permitindo-lhe percorrer ruas estreitas e zonas urbanas densas.
ículos comerciais ligeiros deverá chegar ao mercado a partir de 2026. Mais pormenores serão revelados nos próximos meses.
PR