Comerciais
28 abril 2025

Furgões Ford híbridos plug-in: poupanças podem atingir até 251€/mês

Para apoiar as empresas na sua transição para a eletrificação, a Ford Pro conta com uma vasta gama de opções, tanto de furgões 100% elétricos, como em versões híbridas plug-in, disponibilizando uma solução perfeita para as diferentes necessidades de qualquer empresa.

Os veículos comerciais híbridos plug-in mostra-se como a escolha ideal, nomeadamente para os Empresários em Nome Individual (ENI) e para empresas que procuram dar início a uma mobilidade eletrificada, significando uma redução significativa dos seus custos de operação. Os números são impressionantes, sendo que, de facto, possuir um furgão híbrido plug-in Ford Pro pode significar a poupança de até 251 euros por mês numa utilização em ciclo urbano 1 ou de 129 euros por mês em ciclo misto 1.

Esta poupança deve-se aos menores volumes de consumo de combustível de um furgão híbrido plug-in, tanto quando a mesma é utilizada em modo 100% elétrico, como quando a energia elétrica se esgota e começa a operar em modo de combustão, graças à sua capacidade regenerativa.

Tendo em conta isto, e fazendo os cálculos com base numa utilização diária de 100 km, são as seguintes as poupanças registadas em cada um dos veículos híbridos plug-in da Ford Pro:

• Ford Tourneo Custom PHEV: até 251 euros em ciclo urbano, ou até 129 euros em ciclo misto 1
• Ford Transit Custom PHEV: até 215 euros em ciclo urbano, ou até 109 euros em ciclo misto 2
• Ford Transit Connect PHEV: até 199 euros em ciclo urbano, ou até 135 euros em ciclo misto 3
• Ford Ranger PHEV: até 102 euros em ciclo urbano, ou 43 euros em ciclo misto 4

A vasta gama de furgões eletrificados Ford Pro ajuda a simplificar a eletrificação ao ritmo certo para cada cliente, adequando-se a empresas de todos os tipos e dimensões. A Ford Pro também ajuda a reduzir os custos de propriedade e a otimizar a produtividade com serviços e tecnologias de apoio.

Com o objetivo de maximizar a produtividade dos negócios, a Ford Pro oferece um ecossistema concebido para aumentar o tempo de operação das frotas e para reduzir os custos operacionais.

Modelos híbridos plug-in mais económicos do que as suas versões de combustão

Igualmente vantajosa é a comparação de preços entre as variantes PHEV das gamas Custom Kombi e Tourneo face às correspondentes versões diesel.

Destaque para a Transit Custom Kombi PHEV, modelo comercializado em Portugal por 51.720 euros, sendo 4.193 euros mais acessível do que idêntica viatura com mecânica diesel e caixa de velocidades automática. Face à equivalente versão diesel de caixa manual, os valores quase se equiparam, sendo o diferencial de apenas 139 euros. 8

No que diz respeito à nova Tourneo PHEV, há vantagens em ambas as comparações com as configurações de motor diesel, podendo os clientes poupar 471 euros frente à variante de caixa manual ou uns bastantes mais expressivos 6.461 euros na sua equivalente automática. 8

O custo de um Ranger Híbrido Plug-in é de 60.490 euros, permitindo-se uma significativa redução de 5.833 euros face à variante térmica, com um bloco a gasolina V6. 8

Uma gama completa de furgões híbridos plug-in Ford Pro

A Ford Transit Custom Híbrida Plug-in oferece até 54 km de autonomia 100% elétrica, aumentando para até 76 km em condução urbana 5. O seu motor a gasolina de 2,5 litros e a sua bateria de 11,8 kWh fornecem um binário total de 320 Nm e permitem emissões entre 38 e 45 g/km de CO₂. Com uma carga útil bruta máxima de até 1.212 kg, combina potência e manobrabilidade, algo que o tornou num dos furgões mais populares do mercado europeu.

A Ford Transit Connect Híbrida Plug-in combina um motor a gasolina EcoBoost de 1,5 litros, uma bateria de alta voltagem e um motor elétrico para debitar 150 cv. A sua transmissão automática de dupla embraiagem, de seis velocidades, otimiza a eficiência em qualquer viagem. Com uma carga útil de 758 kg e até 118 km de autonomia elétrica - que aumenta para até 149 km no ciclo urbano 6 – proporciona uma condução sem emissões e até 330 Nm de binário em modo 100% elétrico, mostrando-se ideal para o transporte urbano.

O Ranger Híbrido Plug-in alarga as opções de eletrificação com mais de 43 km de autonomia elétrica 7, suportando uma recarga completa em menos de quatro horas. O seu grupo motopropulsor debita 279 cv de potência e oferece 690 Nm de binário, o mais elevado de sempre num Ranger de produção em série.

A completa gama de veículos 100% elétricos de Ford Pro

Para as empresas que querem apostar totalmente na eletrificação e beneficiar das suas múltiplas vantagens (poupança de energia, até 40% menos custos de manutenção, etc), a Ford Pro oferece uma gama mais do que completa de veículos 100% elétricos, dispondo de soluções e tamanhos para todos os tipos de necessidades. Liderada pela E-Transit, a gama completa-se com os modelos E Transit Custom e E-Transit Courier.

Para além de todas as vantagens económicas acima mencionadas, algumas versões do Ford Ranger PHEV podem beneficiar de outras vantagens fiscais, como seja a dedução do IVA e do IRC do combustível:

• Dedução do IVA referente à sua aquisição, já que se trata de um veículo comercial PHEV que, nas suas versões XLT PHEV e Wildtrak PHEV com pintura metalizada, tem um custo inferior a 50.000 euros.
• No que se refere ao IRC, os gastos com o combustível (gasóleo e gasolina) do Ranger PHEV serão dedutíveis:

  • Se as despesas forem inerentes à atividade da empresa;

  • Devendo provar-se que as despesas são inerentes a veículos que sejam propriedade da empresa ou que sejam utilizados em regime de aluguer e que o consumo de combustível seja o habitual.

# # #

1 Dados obtidos através da comparação entre dois dos modelos mais vendidos da gama Ford Pro: uma Tourneo Custom L1 Titanium 170 cv, com uma Tourneo Custom L1 Titanium PHEV. Para um ciclo misto, foi calculada uma utilização diária de 100 km por dia, 250 dias úteis por ano, um preço de 1,66 euros/litro de diesel, 1,76 euros/litro de gasolina, e 0,15 euros por kWh com IVA. Num ciclo misto, dá uma diferença de custo diário de 6,20 euros e uma poupança anual de combustível de 1.550 euros. Para o ciclo urbano, a diferença de custo diário é de 12,04 euros e a poupança anual de combustível é de 3.010 euros.

2 Dados obtidos através da comparação entre dois dos modelos mais vendidos da gama Ford Pro: uma Transit Custom L2 Kombi Trend 136cv, com uma Transit Custom L2 Kombi Trend PHEV. Para um ciclo misto, foi calculada uma utilização diária de 100 km por dia, 250 dias úteis por ano, um preço de 1,66 euros/litro de diesel, 1,76 euros/litro de gasolina, e 0,15 euros por kWh com IVA. Num ciclo misto, dá uma diferença de custo diário de 5,24 euros e uma poupança anual de combustível de 1.309 euros. Para o ciclo urbano, a diferença de custo diário é de 10,34 euros e a poupança anual de combustível é de 2.585 euros.

3 Dados obtidos através da comparação entre dois dos modelos mais vendidos da gama Ford Pro: uma Transit Connect L2 FlexCab Trend diesel 102cv, com uma Transit Connect L2 FlexCab Trend PHEV. Para um ciclo misto, foi calculada uma utilização diária de 100 km por dia, 250 dias úteis por ano, um preço de 1,66 euros/litro de diesel, 1,76 euros/litro de gasolina, e 0,15 euros por kWh com IVA. Num ciclo misto, dá uma diferença de custo diário de 6,46 euros e uma poupança anual de combustível de 1.614 euros. Para o ciclo urbano, a diferença de custo diário é de 9,55 euros e a poupança anual de combustível é de 2.387 euros.

4 Dados obtidos através da comparação entre dois dos modelos mais vendidos da gama Ford Pro: uma Ranger Cabina Dupla Wildtrack 204cv, com uma Ranger Cabina Dupla Wildtrack PHEV. Para um ciclo misto, foi calculada uma utilização diária de 100 km por dia, 250 dias úteis por ano, um preço de 1,66 euros/litro de diesel, 1,76 euros/litro de gasolina, e 0,15 euros por kWh com IVA. Num ciclo misto, dá uma diferença de custo diário de 2,05 euros e uma poupança anual de combustível de 513 euros. Para o ciclo urbano, a diferença de custo diário é de 4,88 euros e a poupança anual de combustível é de 1.220 euros.

5 A autonomia homologada, a eficiência de consumos e as emissões de CO2 serão publicadas mais perto da data de início de comercialização. De acordo com o Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP). Poderá alcançar-se uma autonomia de condução de 54 km com uma bateria totalmente carregada, dependendo do nível de equipamento e da configuração da bateria. A autonomia real pode variar devido a vários fatores (por exemplo, condições meteorológicas, estilo de condução, perfil do percurso, estado do veículo, idade e estado da bateria de iões de lítio).

6 A autonomia homologada, a eficiência de consumos e as emissões de CO2 serão publicadas mais perto da data de início de comercialização. De acordo com o Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP). Poderá alcançar-se uma autonomia de condução de 118 km com uma bateria totalmente carregada, dependendo do nível de equipamento e da configuração da bateria. A autonomia real pode variar devido a vários fatores (por exemplo, condições meteorológicas, estilo de condução, perfil do percurso, estado do veículo, idade e estado da bateria de iões de lítio).

7 A autonomia homologada, a eficiência de consumos e as emissões de CO2 serão publicadas mais perto da data de início de comercialização. De acordo com o Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP). Poderá alcançar-se uma autonomia de condução superior a43 km com uma bateria totalmente carregada, dependendo do nível de equipamento e da configuração da bateria. A autonomia real pode variar devido a vários fatores (por exemplo, condições meteorológicas, estilo de condução, perfil do percurso, estado do veículo, idade e estado da bateria de iões de lítio).

8 Assumindo os preços em vigor a 20 de fevereiro de 2025

Interessa-se por Comerciais?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!