O Renault 5 E-Tech elétrico e o Alpine A290 são Carro do Ano 2025, título atribuído pelo júri do Carro do Ano Europeu e uma dobradinha para a Renault, após a vitória do Scénic E-Tech elétrico em 2024, e uma estreia importante para a Alpine. O Renault 5 E-Tech elétrico é o oitavo automóvel da Renault a conquistar o título.
Construídos sobre a mesma plataforma AmpR Small, da Ampere, única na Europa, o Renault 5 E-Tech elétrico e o Alpine A290 tornam a mobilidade eléctrica desejável e intuitiva. Um prémio que também sublinha a pertinência da estratégia de eletrificação e a qualidade das novas gamas Renault e Alpine, desenvolvidas no âmbito do plano Renaulution. Única na Europa, a plataforma AmpR Small permite, a ambos os automóveis, oferecer um elevado valor para o cliente, deixando a cada marca a liberdade de exprimir, o seu próprio posicionamento, em termos de design, desenvolvimento, tecnologias de bordo e experiência do cliente.
Na primeira ronda de votações, em novembro passado, o Renault 5 E-Tech elétrico, apresentado juntamente com o Alpine A290, foi nomeado um dos sete finalistas, juntamente com o Alfa Romeo Junior, o Citroën ë-C3, o Cupra Terramar, o Dacia Duster, o Hyundai Inster e o Kia EV3.
A dupla vencedora foi escolhida por 60 jornalistas, do sector automóvel, de 23 países. O Renault 5 E-Tech elétrico e o Alpine A290 ficaram em primeiro lugar, com 353 pontos. O novo ícone pop elétrico da Renault torna-se o oitavo automóvel da marca a ganhar o prestigiado prémio Carro do Ano, depois do Renault 16 (1966), Renault 9 (1982), Clio III (1991), Scenic (1997), Megane (2003), Clio II (2006) e Scenic E-Tech elétrico (2024).
“No seio do Grupo, da marca Renault e da Ampere, sentimo-nos todos imensamente orgulhosos por termos recebido, pelo segundo ano consecutivo, o prestigiado prémio "Carro do Ano". O Renault 5 E-Tech elétrico é um verdadeiro divisor de águas na Europa. Torna os automóveis elétricos apetecíveis e suscita uma reação emocional. Ao mesmo tempo, foi concebido para oferecer um valor acrescentado aos nossos clientes. Se há um automóvel com potencial para transformar o mercado dos eléctricos, é este", declarou Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault.
O modelo de entrada de gama do R5 está disponível, este ano, a partir de 25.000 euros, antes dos incentivos governamentais, nos países onde estes são aplicáveis.
PR