Os CTT, no âmbito das políticas de sustentabilidade e de redução da pegada ambiental, concluíram com sucesso o teste de um camião movido a gás natural.
O teste com o camião de gás natural realizou-se durante o mês de fevereiro de 2019, no percurso Lisboa-Porto/Évora/Torres Vedras, em parceria com a Iveco Portugal e a DouroGás. A utilização destes veículos tem como principal vantagem a minimização da emissão de poluentes, com impacto positivo na qualidade do ar para as populações.
Os CTT têm a maior frota do País do sector de transportes e logística, com 311 veículos eléctricos. Actualmente, cerca de 10% da frota dos CTT é movida a combustível não fóssil. O investimento de 40 milhões de euros que os CTT vão aplicar na modernização da rede postal e logística nos próximos dois anos, no âmbito do Plano de Modernização e Investimento (PMI), inclui também um reforço da frota eléctrica.
Os CTT estão sempre a procurar soluções que reforcem a sua política de apoio à biodiversidade e de combate às alterações climáticas, expressa através dum portefólio ecológico ou carbonicamente neutro (Correio Verde, DM Eco e Expresso/Encomendas), da aposta na eficiência energética e carbónica, e da expansão da sua frota sustentável, a maior do país no setor de transporte e distribuição, os quais permitiram aos CTT reduzir a sua pegada carbónica em 64% entre 2008 e 2018.
Os CTT estão fortemente empenhados em reduzir a sua pegada ambiental, recorrendo para o efeito a projectos de eficiência energética, utilização de eletricidade 100% renovável, renovação da frota e parque imobiliário, expansão do uso de viaturas eléctricas, auditorias e certificação ambiental, formação em eco-condução, entre outras.
PR