A procura do gás natural como combustível está a aumentar, graças à aposta num transporte cada vez mais sustentável. Reabastecer um veículo com GNL, quer se trate de um tractor ou de um autocarro, é muito simples, basta seguir alguns passos simples. A Scania é a única marca que tem actualmente uma gama completa de camiões e autocarros movidos a gás natural, tanto GNC como GNL. Para facilitar esta tarefa, a Scania realizou dois vídeos breves, de cerca de três minutos, onde explica o processo de reabastecimento.
Os formadores. No processo de reabastecimento simples e seguro de um veículo a GNL convém ter em conta as características deste gás. Trata-se de um fluido que é abastecido a uma temperatura muito baixa, -130oC, e a pressões máximas de 16 bares, pelo que requer a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) e a necessidade de não deixar nunca o reabastecimento sem vigilância.
Processo de reabastecimento de GNL
- Parar o veículo, desligar o motor e desligar as baterias.
- Colocar os EPI: máscara, luvas, mangas e calças largas.
- Ligar a ligação à terra.
- Abrir as ranhuras de ventilação.
- Tirar os tampões, soprar as válvulas e mangueiras.
- Ligar as mangueiras, primeiro a de ventilação e em seguida a fase líquida.
- Premir start na bomba para iniciar o reabastecimento.
- Ao terminar o abastecimento, o processo deve ser realizado pela ordem inversa: retirar as mangueiras (primeiro a da fase líquida e depois a de ventilação), limpar as válvulas e as mangueiras, fechar as válvulas, tirar a ligação à terra e despir os EPI.
Conselhos práticos
Não deve esquecer que, em muitas ocasiões, há que adquirir previamente o cartão do abastecedor para poder reabastecer em algumas estações de serviço. Além disso, convém ler as instruções da bomba, porque há pequenas diferenças entre umas e outras.
Consulte os vídeos:
PR