Combustíveis
18 maio 2023

Dourogás já abastece veículos pesados com biometano

A Dourogás anunciou hoje (18 de maio), em Lisboa, no arranque da "Lisbon Green Gas Summit", jornada de reflexão sobre os gases renováveis, que já abastece diariamente mil veículos pesados com biometano, definido pela empresa como um importante contributo para a descarbonização e transição energética, por ser renovável, "verde", e que terá papel importante no futuro dos transportes rodoviários, de mercadorias e de passageiros.

Naquela reunião, o CEO da Dourogás, Nuno Moreira, também anunciou que no final de março procedeu a empresa à injeção de 1 GWh de biometano na rede de gás da Rede Energética Nacional, importado através de Espanha. "Desde essa data, a rede de gás natural deixou de ser assim chamada, passando a ser, simplesmente, rede de gás, o que considerou ser um ato histórico.

Temos a obrigação de participar na descarbonização", disse Nuno Moreira, acrescentando que já estão agendadas novas injeções de biometano na rede, e que até ao final do ano deixará de se poder dizer que um camião a gás não é igual a outro movido a energia renovável."

Aquele responsável da Dourogás anunciou ainda que será instalada em Mangualde uma fábrica para a produção de metanol verde, outro gás renovável, este destinado à mobilidade naval, que chegará ao Porto de Leixões por via férrea.

O biometano é constituído maioritariamente por metano após a remoção do CO2 e de impurezas contidas no biogás, mas com características semelhantes ao gás natural.

Interessa-se por Combustíveis?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!