A PRIO, em parceria com o ISQ, anuncia a entrega dos primeiros certificados PRIO que comprovam os consumos e as respetivas reduções de emissões de CO₂ associadas ao uso de combustíveis verdes. Esta iniciativa reflete o compromisso contínuo da energética portuguesa com a sustentabilidade, a inovação e a transparência para com os seus clientes.
Numa primeira fase, foram entregues os primeiros certificados a 10 clientes, no final de 2024. A PRIO expande agora esta entrega a todos os clientes que adquiriram combustíveis verdes ao longo de 2024. Os certificados validados de forma independente pelo ISQ, que assegura a precisão e o rigor técnico dos dados apresentados. Entre os primeiros clientes a receber os certificados estão empresas de transporte de referência em Portugal, como a TJA e a Paulo Duarte.
Carlos Baptista, diretor comercial Prio Green, destaca: “Este é um marco importante para a PRIO e para os nossos clientes. Representa o reconhecimento das escolhas sustentáveis que os nossos clientes fazem todos os dias e comprova, com total transparência, o impacto positivo dessas escolhas na redução de emissões de CO2”.
O ISQ, o maior polo tecnológico nacional, analisou e validou a aplicação da metodologia para o cálculo de redução de Gases com Efeito de Estufa (GEE) na incorporação de biocombustíveis em combustíveis fósseis, para o setor dos transportes rodoviários. A ação do ISQ consistiu no benchmarking sobre as metodologias de cálculo, na validação das fontes de informação e na aplicação da metodologia de cálculo para determinação da redução das emissões de GEE.
Desenvolveu ainda, para cada cliente PRIO, o modelo de declaração para comunicação do resultado desta redução, tendo por base os seus consumos. “A atuação do ISQ neste processo não apenas confere credibilidade às informações apresentadas pela PRIO, mas contribui também para uma melhoria contínua das boas práticas do setor, promovendo a transparência e a confiabilidade dos dados relacionados com a incorporação de biocombustíveis e suas respetivas emissões de GEE”, realça Maria Manuel Farinha, responsável do departamento de Ambiente, Sustentabilidade e Segurança.
Já Cristina Correia, diretora de Inovação e Sustentabilidade da PRIO, constata que “desenvolver este certificado com o ISQ, de forma a responder a uma necessidade tão relevante para os nossos clientes, foi o culminar do processo de desenvolvimento do nosso portefólio de combustíveis mais sustentáveis, e mostrou que também é possível inovar ao nível da forma como informamos os nossos clientes da redução de emissões de que beneficiam ao usar as nossas soluções”.
Para a PRIO, esta iniciativa não só valida os benefícios ambientais dos combustíveis mais verdes, mas também incentiva outras empresas a seguirem o caminho da sustentabilidade.
PR