Transporte Ferroviário
13 setembro 2021

Alstom passa a integrar a Plataforma Ferroviária Portuguesa

A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, acaba de se tornar membro da Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP), que reúne os mais importantes players do sector ferroviário português, incluindo mais de 80 associados representantes de empresas públicas e privadas, PMEs, entidades de SI&I e outras associações.

A PFP pretende promover a cooperação entre todos os agentes do sector ferroviário em Portugal, desenvolvendo uma visão partilhada e uma estratégia comum ao nível da investigação e inovação, contribuindo para o desenvolvimento de políticas para o sector dos transportes, tendo também o intuito de potenciar a internacionalização dos caminhos-de-ferro portugueses. Muitos dos projectos estruturantes da associação inserem-se em áreas estratégicas de atuação da Alstom, tais como as que se referem ao material circulante, à infraestrutura inteligente e sustentável ou à eficiência energética.

Com a adesão à PFP, a Alstom reforça o seu compromisso com o desenvolvimento do mercado ferroviário português, onde a empresa está presente desde os anos 90, apoiando a CP (Comboios de Portugal) e a IP (Infraestruturas de Portugal), Metro do Porto e Metro de Lisboa, entre outras entidades ferroviárias portuguesas, com soluções e tecnologias que visam promover uma mobilidade melhor e mais verde.

A Alstom pretende construir um novo capítulo na mobilidade portuguesa, em conjunto com as instituições e operadores locais. Podemos ser um facilitador de know-how ferroviário e desenvolver talentos e competências de liderança no sector ferroviário português. A transição para uma mobilidade mais sustentável é uma oportunidade para impulsionar a indústria local, gerar empregos e aumentar a actividade económica. Além disso, os fornecedores locais terão a oportunidade de fazer parte do naipe de fornecedores de ponta globais da Alstom”, afirmou David Torres Managing Director da Alstom Portugal.

É com grande satisfação que recebemos a Alstom como membro integral da PFP, trazendo todo o seu conhecimento e potencial para impulsionar o nosso mercado ferroviário”, afirmou Paulo Duarte, Director Executivo da PFP.

A Alstom está há mais de 30 anos em Portugal e, atualmente, dois em cada três comboios em circulação no nosso país foram fabricados pela Alstom ou com tecnologia Alstom, incluindo comboios de alta velocidade, comboios regionais, metropolitanos e eléctricos. No âmbito digital, mais de 1.500 km da rede ferroviária portuguesa e mais de 500 unidades de bordo são geridas pelo sistema Convel ATP da Alstom, uma solução de sinalização desenvolvida especificamente para o mercado português. No panorama da mobilidade urbana, a Alstom ficou encarregue do sistema de sinalização do Metro do Porto e dos 102 comboios que hoje servem esta rede.

Interessa-se por Transporte Ferroviário?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!