Pós-venda
15 setembro 2022

Divisão Automotive Aftermarket da Bosch está na Automechanika

Isto permite que as oficinas independentes e multimarcas possam realizar diagnósticos, manutenção e reparações com eficiência e alto nível de qualidade, mesmo para os modelos de veículos mais recentes. As novas ferramentas de teste e diagnóstico da Bosch, equipadas com métodos de medição de última geração, permitem que os testes sejam realizados de acordo com os requisitos legais atuais. “Nunca na história do automóvel as oficinas tiveram que aprender tantas tecnologias ao mesmo tempo. Até agora, as oficinas tiveram de estar bem preparadas no que diz respeito a motores de combustão. Estes motores são agora acompanhados por uma variedade de motores híbridos e elétricos. Além disso, as células de combustível estão prestes a aparecer. A Bosch é um parceiro confiável para oficinas que enfrentam todos esses enormes desafios técnicos”, disse Rupert Hoellbacher, presidente da divisão Automotive Aftermarket da Bosch, no decorrer da feira Automechanika em Frankfurt.

Manutenção precisa e eficiente, agora ainda mais rápida, dos veículos automatizados de hoje e de amanhã
A Bosch desenvolveu o DAS 3000 para ajuste e calibração exatos dos sensores e sistemas de câmaras que equipam os modernos sistemas de assistência ao condutor (ADAS) em veículos de diferentes marcas. A ferramenta permite a calibração precisa do ADAS após trabalhos de manutenção ou reparação. O processo mais demorado é a colocação do painel de referência, no qual o dispositivo de calibração é alinhado de forma precisa e correta com o veículo de acordo com as especificações do fabricante. O ADAS One Solution é o novo software que reduz para menos de metade o tempo necessário para isso em comparação com os métodos convencionais. Integrado no software de diagnóstico ESI[tronic] da Bosch, este novo software guia o utilizador através do processo de configuração da placa de calibração com animações gráficas, mostrando exatamente o painel de referência e as posições reais dos painéis de calibração ao redor do veículo.

Bosch integra o acesso a dados protegidos de veículos das marcas Ford, Porsche e Tesla no software de diagnóstico ESI[tronic]
Especialmente para oficinas independentes e multimarcas, as atualizações regulares do software de diagnóstico Bosch ESI[tronic] 2.0 Online significam poder realizar manutenção e reparações de modo eficiente e confiável, mesmo nos modelos de veículos mais recentes. Com o Secure Diagnostic Access (SDA), a Bosch desenvolveu uma solução padronizada que permite o acesso direto do ESI[tronic] 2.0 Online a dados de diagnóstico protegidos de vários fabricantes automóveis. Isso significa que as oficinas podem agora usar o seu software de diagnóstico e a sua licença de diagnóstico de unidade de controlo para aceder a dados protegidos de veículos Ford e Porsche, independentemente de as soluções do fabricante estarem disponíveis localmente. Desta forma, as oficinas podem trabalhar em elementos como sistemas de assistência ao condutor. Antes deste desenvolvimento, já era possível usar o Bosch SDA para aceder a veículos das marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Abarth, Chrysler, Jeep, Dodge/RAM, Mercedes-Benz e Volkswagen Group. Além disso, desde agosto, os utilizadores do ESI[tronic] podem obter ajuda quando trabalhar em veículos da marca Tesla. Após a última atualização do ESI[tronic], os modelos Tesla S e X podem ser ligados ao equipamento de diagnóstico Bosch através da sua interface OBD, desde que a oficina tenha uma licença de diagnóstico de unidade de controlo válida. Outros modelos da Tesla seguir-se-ão.

Tablet PC robusto e prático para uso em oficinas móveis
A Bosch desenvolveu um sucessor para o seu testado e comprovado DCU 100. A nova unidade de controlo de diagnóstico DCU 120 oferece recursos e tecnologia aprimorados. O grande ecrã táctil de 11,6 polegadas torna o novo tablet PC extremamente fácil de usar. Basta uma leve pressão com os dedos para operar a tela. Além disso, a exibição de alta qualidade fornecida pelo grande ecrã Full HD facilita a leitura do conteúdo do software de oficina da Bosch. O poderoso microprocessador garante que todos os pacotes de software da Bosch, como o ESI[tronic], bem como o software para calibração dos sistemas de assistência ao condutor, reparação conectada e análise dos sistemas do veículo funcionem de forma fiável. O DCU 120 pode também lidar com funções PassThru que permitem que as oficinas acedam a dados de diagnóstico de fabricantes de automóveis. Isso torna o novo tablet pronto para futuras aplicações e sistemas de oficina. Com autonomia de aproximadamente cinco horas, a duração da bateria do DCU 120 é o dobro do seu antecessor. Juntamente com um design robusto com grau de proteção IP65, o dispositivo da Bosch é particularmente adequado para uso em oficinas móveis.

Testes económicos de injetores common-rail
Os novos padrões de emissões significam que testar e calibrar com precisão os injetores common-rail instalados em motores diesel modernos está a tornar-se algo cada vez mais importante. O novo banco de teste de injetores common-rail DCI 200 da Bosch permite testar com precisão e fiabilidade os injetores common-rail para veículos ligeiros e veículos comerciais. Além disso, graças a um novo sistema de medição, o DCI 200 pode também ser usado para testar injetores equipados com os mais recentes sistemas de controlo de injeção, como controlo de fecho de válvula e controlo de fecho de agulha. Além da moderna tecnologia de medição, o DCI apresenta fluxos de trabalho eficientes e ergonómicos e um conceito operacional intuitivo. Necessita de menos de 15 minutos para testar um injetor.

Os sensores universais de monitorização da pressão dos pneus simplificam a gestão de stock para oficinas e pós-venda
O novo sensor universal de pressão dos pneus QUICK FIT cobre mais de 90% de todos os veículos da UE com apenas um sensor e quatro variantes de válvulas disponíveis no mercado. Isso significa que revendedores e oficinas podem dar resposta a grande parte do mercado de veículos, fazendo stock de apenas quatro referências de peças para a substituição de sensores defeituosos de monitorização de pressão de pneus. Para programar os sensores QUICK FIT, a Bosch recomenda a sua nova ferramenta de programação TPA 300, desenvolvida especificamente para uma configuração rápida e fácil de sensores universais de pressão de pneus. Com atualizações regulares de software para as funções do dispositivo e os veículos e sensores que cobre, as oficinas estarão sempre atualizadas com o TPA 300.

Novo limpa para-brisas com função de pulverização integrada
A Bosch apresenta a Aerotwin J.E.T Blade, um novo limpa para-brisas com boquilhas de pulverização integradas na escova. O resultado é uma melhor limpeza sem a irritante névoa da pulverização e, portanto, uma melhor visão e maior segurança. Vários modelos da Ford, Mercedes-Benz, Tesla e Volvo já possuem escovas com função de pulverização integrada de série. A nova Bosch Aerotwin J.E.T. Blade já está disponível para esses veículos.

Filtro de habitáculo FILTER+pro para um ar fresco e limpo no interior do veículo
Com o seu extenso portfólio de filtros de habitáculo no mercado da reposição, que vai desde filtros standard e de carbono até ao recém-desenvolvido FILTER+pro, a Bosch cobre 96% de todos os veículos na Europa. Para elétricos e híbridos, a cobertura de mercado também é muito elevada, com 93%. A Bosch fez melhorias significativas no já comprovado FILTER+. Assim, o novo FILTER+pro, que terá substituído o seu antecessor até ao final de 2023, não só lida com alérgenos, pólen, partículas finas, gases nocivos e bactérias, mas também combate eficazmente vírus e bolor. Além de garantir um ar mais limpo no veículo e, portanto, menos reações alérgicas, os filtros de habitáculo reduzem o embaçamento dos vidros e minimizam os depósitos no interior do para-brisa, que podem contribuir para encadear a visão.

Cabo de carregamento multifuncional para todos os veículos elétricos
Para os condutores de veículos elétricos e híbridos, o problema é comum: devem ter dois cabos diferentes no porta-bagagem, dependendo se recarregam numa tomada doméstica de 230 volts ou num ponto de carga durante a viagem. O novo cabo de carregamento flexível da Bosch é adequado para carregar tanto a partir de uma tomada doméstica (se as instalações não estiverem equipadas com um carregador de parede) como de um ponto de carregamento durante uma viagem. Como a tecnologia de controlo e segurança está integrada nos conectores de cabo, não é necessária uma caixa de controlo adicional. Isso por si só reduz o peso do cabo em 40 por cento. O cabo de carregamento flexível para veículos elétricos e híbridos plug-in aumenta o portfólio da Bosch em eletromobilidade.

Planeamento, reserva e administração de cursos técnicos na nova plataforma de internet da Bosch para redes Bosch
Com um web design padronizado, a Bosch Automotive Training Solutions, desenvolvida pela Bosch para todos os mercados no mundo, oferece às oficinas uma ferramenta de gestão de formação moderna e fácil de operacionalizar. Por exemplo, a oficina pode utilizar esta ferramenta para criar planos de formação claramente estruturados para todos os seus funcionários, gerir cursos técnicos presenciais nos centros de formação da Bosch e reservar cursos à distância em webcasts online. No futuro, certificados de formação para cursos concluídos estarão sempre disponíveis na Bosch Automotive Training Solutions, bem como faturas para cursos adquiridos online.

PR

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