O pesado S-eWay da IVECO está em destaque na capa da edição 137 da revista Eurotransporte, um número de aniversário - o 23º -, veículo que é o porta-estandarte de um novo capítulo da marca, de tão grande ambição quanto o investimento que foi feito. A este junta-se a eDaily e o Eurocargo, todos produtos multi-energéticos. Estivemos em Barcelona e contamos os pormenores da grande mudança.
A grande ofensiva industrial não ficou por aqui, pois também o grupo Stellantis mostrou grande arrojo ao dar a conhecer, de uma só vez, 12 modelos modernizados. Neste setor particular, também a BYD, e a Renault, a Maxus e a Mercedes-Benz avançam com novos argumentos comerciais. Volvo, Ford Transit Custom, VW Amarok e Ford Ranger foram eleitos veículos do ano, nas categorias camião, van e pick-up.
A Eurotransporte também esteve no salão Solutrans, em Lyon, onde foi exibido o 'estado da arte' do transporte pesado de mercadorias. Fomos ainda ao Congresso da ANTRAM, no Porto, e à Convenção da ARP, em Braga e escutámos os seus dirigentes. Fomos ainda mais longe: tripulámos o IVECO vencedor do rali Dakar e o Volvo Iron Knight, um pesado recordista de velocidade.
O Seminário Mobilidade Mais, que atraiu oradores de grande qualidade sobre o vasto tema dos transportes públicos, abre o suplemento e-Mobilidade+, onde também se versa a Intermodalidade em Portugal. Sobejos motivos para se agarrar à leitura.