A Iberdrola e a bp pulse anunciam o lançamento da sua joint venture, que já recebeu as respetivas autorizações regulamentares. A nova empresa criará a rede de carregamento público de alta velocidade mais extensa da Península Ibérica.
O objetivo é promover o acesso de todos os cidadãos a uma infraestrutura de carregamento fiável e de alta velocidade, de modo a eliminar um dos principais obstáculos à adoção de veículos elétricos.
Formada pela Iberdrola e pela bp pulse, a empresa investirá mil milhões de euros na criação de 5.000 pontos de carregamento até 2025 e 11.700 até 2030, alimentados por energia 100% renovável, através da utilização de certificados de garantia de origem. Esta joint venture já conta com mais de 300 pontos de carregamento rápido (>50kW) e ultrarrápido (>150kW) em funcionamento.
Com sedes independentes em Madrid e no Porto, será dirigida por Pablo Pirles, da Iberdrola, nomeado diretor-geral, e Elena Melia, da bp, nomeada CFO. A Iberdrola oferece serviços integrais de mobilidade para cobrir todas as necessidades dos utilizadores de veículos elétricos, com uma ampla infraestrutura de carregamento: residencial, empresarial e público, incluindo soluções para o transporte urbano e pesado.
A bp dispõe de uma extensa rede de 1300 estações de serviço, a maioria das quais pode ser utilizada como centro de carregamento, em Portugal e Espanha. Isto permitirá que os condutores de veículos elétricos carreguem em estações seguras, com acesso a serviços de conveniência adicionais.
Mediante uma forte colaboração, a nova empresa reúne as forças e recursos da Iberdrola e da bp para oferecer experiências de carregamento público de excelência aos condutores de veículos elétricos em Portugal e Espanha, ajudando a acelerar a transição para um meio de transporte mais sustentável.
O CEO da nova empresa, Pablo Pirles, garante que "através desta aliança, faremos do carregamento público ultrarrápido uma realidade acessível a todos os cidadãos, uma vez que a elevada velocidade da nossa rede nos permite obter uma autonomia de até 200 quilómetros em apenas alguns minutos de carregamento. O nosso objetivo é promover o arranque definitivo da utilização de veículos elétricos e, além disso, fazemo-lo com energia 100% renovável, através da utilização de certificados de garantia ou de origem, contribuindo para acelerar a transição energética".
"Queremos viabilizar soluções de carregamento que permitam que a mobilidade elétrica seja uma realidade para todos, em Portugal e Espanha, impulsionando a transição energética", acrescenta, Ricardo Pachecho, Country Manager da empresa em Portugal.
Esta operação junta-se a outras recentemente realizadas pela Iberdrola, como os acordos assinados com a Mapfre, Norges Bank Investment Management, Masdar, GIC e Energy Infrastructure Partners.
O carregamento de veículos elétricos é um dos principais motores de crescimento que conduzem a transformação da bp numa empresa de energia integrada. Para além desta aliança, a bp está a trabalhar com parceiros como a Uber, a Hertz, a Marks & Spencer, a REWE, a DiDi e a Tesla.
PR