Atualidade
04 janeiro 2024

Empresas preferem veículos elétricos pelos custos mais baixos

Ayvens, a nova marca de mobilidade global que resulta da união da LeasePlan e da ALD Automotive, acaba de publicar a nova edição do seu Mobility Guide, uma análise abrangente para melhor compreender o mundo dos veículos elétricos e a maturidade de cada país na transição para a sua adoção.

 A Ayvens tem atualmente a maior frota de veículos elétricos multimarca a nível mundial e pretende com este estudo contribuir para uma transição bem sucedida para a mobilidade elétrica por parte das empresas, fornecendo elementos essenciais para que os gestores de frota possam implementar esses processos em cada país.

O estudo reúne indicadores de 46 países e visa ser uma bússola para apoiar o caminho da eletrificação, numa era de grandes transformações na indústria automóvel, partilhando conhecimento e estratégias que irão moldar o futuro da mobilidade.

A análise é feita sobre a percentagem das vendas que os veículos elétricos representam em cada país, a dimensão e qualidade da infraestrutura de carregamento, os incentivos fiscais existentes, os custos totais de utilização comparados com os veículos a combustão e a diversidade de modelos disponíveis, entre outros.

Os números recolhidos no estudo confirmam a aceleração no crescimento das vendas de veículos elétricos, atestando que a eletrificação é uma megatendência. A questão já não é 'se', a eletrificação irá acontecer, mas com que rapidez é que esta se concretizará, considerando os múltiplos desafios que ainda se colocam à indústria automóvel e as incertezas que condicionam a tomada de decisão do lado dos compradores.

Principais conclusões do Guia de Mobilidade 2023:

Dos 46 países examinados, 11 são considerados na categoria "desenvolvido", indicando uma adesão mais relevante aos veículos 100% elétricos e condições favoráveis para uma maior eletrificação. Lideram a classificação a Noruega com 81 pontos, seguida da Áustria com 69 e dos Países Baixos com 68.

Portugal ocupa a 11ª posição do ranking com 57 pontos e é o líder na categoria dos países "em transição", a escassos 3 pontos do Reino Unido que ocupa a 10ª posição com 60 pontos e fecha o lote dos países "desenvolvidos".

Portugal apresenta pontuação máxima no indicador paridade dos custos totais de utilização, ou seja, os veículos 100% elétricos para empresas em Portugal apresentam custos de utilização inferiores aos veículos a combustão de segmento equivalente.

Portugal apresenta um crescimento considerável no indicador de infraestruturas de carregamento sendo um dos países da Europa com maior crescimento no último ano, com especial destaque para os carregadores rápidos cujo número mais que duplicou. 

A paridade dos custos totais de utilização dos veículos 100% elétricos melhorou em diversos países, tais como Espanha, Bélgica, Itália, Irlanda e Polónia sendo inclusivamente mais económico conduzir um veículo 100% elétrico em países como França, Áustria ou Noruega.

"Com a rápida evolução tecnológica, o aumento dos custos energéticos e a inflação nos veículos, estamos a viver tempos incertos e a enfrentar ventos adversos. Isto torna a transição para os veículos elétricos num processo complexo, especialmente quando envolve a tomada de decisões que afetam vários países", afirma Annie Pin, CCO Ayvens. "Enquanto líder global na mobilidade sustentável, estamos empenhados em acelerar a adoção dos veículos elétricos, fornecendo uma solução completa para a eletrificação. Este processo é feito em conjunto com os nossos clientes, apoiando cumulativamente a prossecução dos seus objetivos climáticos empresariais. O Mobility Guide é uma ferramenta essencial para ajudar muitos dos nossos clientes na sua transição."

PR

Interessa-se por Atualidade?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!