Teve início no dia 24 de janeiro, em Castelo Branco, o Projeto Neutralidade Carbónica 2025, iniciativa levada a cabo pelo Grupo Torrestir, iniciativa que visa plantar em todo o país mais de 200 mil árvores de forma a neutralizar as emissões de CO2 resultantes da sua atividade de transporte.
Aberto a parcerias com as Juntas de Freguesia de Portugal, a iniciativa de arranque ocorreu com a Freguesia de Castelo Branco no projeto “crescer com uma árvore como afilhada”
À plantação de mais de uma centena de árvores associaram-se alguns agrupamentos escolares, associações de pais bem como a Ecogerminar e a Quercus de Castelo Branco.
Segundo o Comendador Fernando Torres, Presidente do Grupo Torrestir, “a Neutralidade Carbónica 2025 é um desígnio sério, pois queremos plantar o número de árvores necessário para equilibrar e mesmo ultrapassar, em muito, o número de emissões de CO2 decorrente da atividade transportadora, isto enquanto não existirem soluções técnicas mais avançadas”.
Vinca ainda aquele empresário, que “o importante papel das Juntas de Freguesia que prontamente aderiram a esta realização e que trazem uma envolvência de proximidade às populações e em particular aos mais jovens.”
É sabido que as florestas desempenham um papel crucial na captura de dióxido de carbono da atmosfera, evitando que este contribua para o aquecimento global. Foi ao abrigo da importância das florestas que a Torrestir e a Anafre assinaram em 2023 um protocolo de colaboração para a plantação de 161 mil árvores, número que agora se pretende ultrapassar ao fixar a fasquia em mais de 200 mil.
PR