Linda Jackson, CEO da Peugeot, fez ontem as honras na segunda edição do E-Lion Day, uma antevisão da marca para o ano em curso e para anunciar as principais novidades que se avizinham. E estas passam por dois novos modelos elétricos de passageiros, o e-408 e e-5008, reforçando o seu papel na mobilidade elétrica, aumentando o menu para um total de nove veículos de passageiros.
Para reforçar a confiança e tranquilidade dos clientes nos produtos do grupo Stellantis, da mesma forma que os pretende cativar para a mobilidade elétrica, a marca anunciou igualmente o lançamento do programa Peugeot Allure Care, uma extensão da garantia que cobre o motor elétrico, o carregador e os principais componentes elétricos e mecânicos do veículo até oito anos, ou 160 mil km, ou o que se concretizar primeiro. Ao apresentar-se no serviço da marca a cada 25 mil km do veículo, a garantia prolongar-se-á por mais dois anos.
A tecnologia ChatGPT passará, também, a ser integrada no sistema de bordo de infotainment i-cockpit, inicialmente no e-3008, através da voz OK Peugeot. Aquele chatbot alimentado por IA responderá a qualquer questão sugerida pelo condutor. No exemplo dado no E-Lion Day, o condutor perguntou qual a obra mais famosa de Pablo Picasso, e onde está visível. A resposta não tardou: Guernica e encontra-se no Museu Rainha Sofia, em Madrid. Novamente, o condutor perguntou se lhe poderia indicar o caminho, ao que o sistema de IA lhe mostrou o caminho no navegador GPS.
A economia circular esteve particularmente em foco na sessão online da Peugeot, anunciando a sua CEO que da utilização atual de 23% de materiais reciclados na composição dos materiais de fabrico, passar-se-á, a breve prazo, para 40%. Da mesma forma, foi anunciado que a Stellantis reforçará a sua parceria com outras empresas para que possa assegurar uma taxa de recuperação cada vez mais significativa de material que compõe as baterias elétricas, a fim de lhes dar nova vida, para reutilização, ou para utilização em outros fins.