No final de junho, a transportadora KLOG vai implantar o primeiro de vários veículos elétricos a bateria da Scania para transportar produtos da fábrica da IKEA em Paços de Ferreira, para o Porto de Leixões e para as lojas IKEA.
A colaboração inovadora e a transição elétrica são o resultado das discussões iniciadas pela IKEA Supply Chain Operations e pelo Grupo Scania em 2023. São os primeiros passos arrojados no mercado português, onde a eletrificação do transporte pesado é desafiante e o desenvolvimento das infraestruturas locais ainda está em fase inicial. Transições elétricas semelhantes para o transporte de produtos IKEA também estão em curso no sul de França e na Polónia.
A mudança para o elétrico em Portugal tornou-se económica e praticamente possível através de cálculos de rotas, consumo de energia e tempo de carregamento do veículo elétrico a bateria. A IKEA Industry implementará uma solução pick-and-drop, em que o reboque do veículo é deixado no depósito e substituído por outro carregado, para maximizar o tempo de atividade do veículo e evitar camiões vazios. As soluções de carregamento serão disponibilizadas no porto pela Autoridade Portuária de Leixões (APDL) e são esperadas pela IKEA na fábrica da IKEA Industry.
"Para sermos capazes de fazer uma mudança real para a descarbonização dos transportes, precisamos de colaborar em toda a cadeia de valor", diz Dariusz Mroczek, Category Area Transport Manager, IKEA Supply Chain Operations. "Este anúncio é um ótimo exemplo de como reduzimos as emissões de carbono e encontramos soluções escaláveis juntos."
"Na Scania, assumimos como nosso propósito impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável. Embora a tecnologia para o transporte sustentável esteja pronta, a implantação e o dimensionamento dela muitas vezes exigem que os atores relevantes se reúnam. Essa colaboração mostra como isso pode ser feito na prática e espero que inspire outras pessoas a seguirem o exemplo", diz Evalena Falck, chefe de gestão estratégica de contas da Scania.
"A história está a ser escrita e, naturalmente, estamos imensamente orgulhosos de estar entre os primeiros em Portugal a operar o transporte de mercadorias elétricas. A nossa visão é sermos reconhecidos no mercado internacional como uma empresa de logística líder na excelência dos serviços, fornecendo consistentemente elevados padrões de qualidade aos nossos clientes e promovendo práticas empresariais e ambientais responsáveis", afirma Egídio Lopes, Managing Director da KLOG.
"As operações portuárias que gerimos têm uma influência direta significativa na economia portuguesa. Reconhecemos a nossa responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável e esforçamo-nos por ser uma força líder na transição para um futuro neutro em carbono, nomeadamente viabilizando os transportes eletrificados", afirma João Neves, presidente do Conselho de Administração da APDL (Autoridade Portuária do Douro, Leixões e Viana do Castelo).
PR