O International Congress on Engineering ICEUBI 2024, realizado entre 27 e 29 de novembro na Universidade da Beira Interior (UBI), reuniu diversos especialistas, académicos e empresas, entre os quais o Grupo Alves Bandeira, com o objetivo de apresentar e discutir um conjunto de soluções inovadoras e sustentáveis, com especial enfoque e aplicabilidade nas áreas de engenharia.
O evento incluiu workshops, mesas-redondas e sessões paralelas, consolidando-se como um espaço privilegiado de partilha de conhecimento e inovação. Entre os temas abordados, destaque para a descarbonização, a sustentabilidade em infraestruturas e o papel das energias renováveis no futuro da engenharia.
O Grupo Alves Bandeira foi um dos convidados a participar na mesa-redonda intitulada "Indústria, Mobilidade e Infraestruturas Sustentáveis: Soluções Inovadoras", tendo sido representado por Luís Vieira, diretor de Negócios da Petroibérica. Num painel que contou ainda com a presença de Francisco Gírio (Laboratório Nacional de Energia e Geologia), Pedro Nunes (Tecnovia) e Ricardo Torres (Dassault Aviation) e que teve como moderadores Isabel Lança (presidente da Ordem dos Engenheiros da Região Centro) e João Lanzinha (Pró-Reitor UBI) a discussão centrou-se essencialmente na apresentação de soluções estratégicas e tecnológicas para promoção da sustentabilidade na indústria e mobilidade.
Com uma participação ativa ao longo de mais de uma hora de conversa, Luís Vieira destacou, por um lado, a importância do estabelecimento de parcerias entre empresas, academia e entidades governamentais e, por outro, as iniciativas e o caminho que o Grupo Alves Bandeira tem realizado para acelerar o seu processo descarbonização e transição energética, com especial destaque para o investimento e integração de soluções mais sustentáveis em toda a sua cadeia e proposta de valor, nomeadamente nas áreas de biocombustíveis, mobilidade elétrica, energias renováveis, gás natural na industrial e mobilidade e, por último, ligantes betuminosos.
A presença do Grupo Alves Bandeira no ICEUBI 2024 vem reforçar, uma vez mais, o compromisso do Grupo com a inovação e a sustentabilidade como pilares fundamentais para a descarbonização.
PR