O expoMECÂNICA - Salão de Equipamentos, Serviços e Autopeças acelera e segue para a realização da maior feira de sempre. A 8.ª edição do Salão, agora com periodicidade bienal, a realizar 14 a 16 de abril, na Exponor - Feira Internacional do Porto, expande área expositiva para mais um pavilhão (8.000 metros quadrados) e dá resposta à crescente procura do mercado ibérico. Os resultados alcançados na edição de 2021, não obstante o contexto ainda pandémico, e o interesse das empresas do espaço ibérico no certame português reforçam os planos de uma internacionalização sustentada do expoMECÂNICA.
«Estamos a dar resposta a um mercado mais amplo, sobretudo o espanhol, fruto da alteração da periocidade da feira e da ampliação do espaço para mais um pavilhão», refere José Manuel Costa, diretor-geral da Kikai Eventos, organizador do certame. Nesta 8.ª edição, caberá mais uma vez à Kikai, conduzir os destinos do aftermaket nacional à grande feira da Península Ibérica. O Salão continua a escrever a sua história de sucesso, alavancada na confiança e no reconhecimento de todo o tecido empresarial.
Muitos expositores (180 empresas) já se posicionam na linha da frente (80% da área reservada) e garantem um lugar quatro pavilhões disponíveis (24.000 m2) na EXPONOR, em Matosinhos. A edição deste ano mantém a linha de crescimento, acrescentando oito mil metros quadrados à área expositiva.
A campanha do expoMECÂNICA 2023 está na estrada e ganha adesão. Torna-se, na ótica da organização, “fulcral”, mais do que em qualquer outro momento, as empresas marcarem presença no acontecimento mais importante do setor do aftermaket ao nível nacional.
«Quem abraça connosco esta oitava edição usufruirá da possibilidade de reforçar a sua presença no mercado. Quem não participa tem que pensar que vai estar ausente da montra mais representativa do setor - onde tudo acontece - quatro anos, pois a próxima só acontecerá em 2025. Quem não é visto, não é lembrado», reforça Sónia Rodrigues, a diretora-comercial da KiKai.
A cada nova edição, a organização acrescenta ao evento muito mais do que um número. «Vamos muito mais além de uma feira tradicional», refere o diretor-geral, explicando que é importante que o Salão se «reinvente e explore novas abordagens». O objetivo é proporcionar a melhor experiência, através de iniciativas que cativem a presença dos profissionais nos dias do evento. «Estamos muito comprometidos em marcar a diferença. Queremos surpreender com ideias novas a cada edição. Todas as iniciativas que estamos a preparar pretendem proporcionar dinâmica e mais valias a quem participa e nos visita», concretiza.
Até à abertura de portas, de 14 a 16 de abril, o expoMECÂNICA 2023 receberá contributos para tornar ainda mais imparável a dinâmica da feira, sustentada, como já tem vindo a ser habitual, no seu leque de atividades paralelas. A formação assume, mais uma vez, na edição de abril, um carácter «contínuo e ininterrupto» ao longo dos três dias do certame, bem como os espaços de debate sobre os principais temas e preocupações do setor.
Uma das iniciativas patrocinadas pela feira e já em agenda é a competição dedicada à mecatrónica. A grande final da competição “O Melhor Mecatrónico 2023” by Jornal das Oficinas, em parceria com a ATEC, vai disputar-se no expoMECÂNICA.
Os visitantes terão oportunidade de ver ao vivo o desempenho dos concorrentes, e assim ficarem a conhecer melhor a profissão de mecatrónico automóvel. O objetivo passa por divulgar a profissão, valorizando-a.
Todos estão a ser convidados a «pensarem e a enviarem propostas para uma maior dinâmica», adianta José Manuel Costa, que conta com o habitual contributo institucional das associações representativas do setor automóvel. A inovação está, pois, inerente a este mercado, pelo que a aposta para as atividades paralelas deste ano passa por continuar a «evoluir e acompanhar um setor sempre em mudança».
Com garantia de sucesso e de uma forte adesão, a feira mantém o ciclo de conferências do expoTalks, as demonstrações do Demotec by Cepra e o programa Eina Training, com a assinatura da Eina. Esta iniciativa chamou a atenção dos profissionais no ano passado, ano de estreia. Manterá, pois, o mesmo modelo de formação técnica, trazendo cenários da vida real, diagnósticos e reparações, para que o profissional reparador possa lidar com o seu dia-a-dia com mais sucesso.
A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) voltará a realizar o seu encontro anual na feira (este ano, o 18.º). Em permanência durante todos os dias estará, mais uma vez, a Exposição de Miniaturas e Clássico. Todo o cartaz de atividades do 8.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto está disponível e atualizado em www.expomecanica.pt.
PR