Eventos
03 maio 2023

Porto de Setúbal organiza Fórum "Investir, Inovar e Descarbonizar"

Carlos Correia, presidente do Porto de Setúbal anuncia que o Porto de Setúbal está em fase de desenvolvimento de estudos técnicos económicos e financeiros, para implementar soluções sustentáveis no porto tornando-o referência em energias renováveis, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região, criação de emprego e para a transição para uma economia mais verde.

A aposta da APSS no processo de dragagens permitirá potenciar a estratégia de transição energética nomeadamente potenciar a evolução da energia eólicas offshore.

Recentemente, o Porto de Setúbal recebeu o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, a Secretária de Estado da Energia, Ana Fontoura e o Secretário de Estado do Mar, José Costa, para uma visita aos locais que acolherão os futuros Projetos e Investimentos de Energias Renováveis, na área de jurisdição do porto setubalense. Esta visita reforçou a estratégia do Porto de Setúbal em afirmar-se como um hub para as energias renováveis, dispondo de infraestruturas e áreas de expansão adequadas de suporte à cadeia de valor nos projetos de energia eólica offshore nacionais e para exportação.

A visita, inserida na iniciativa “Governo Mais Próximo”, contemplou paragens na Etermar e Lisnave, duas empresas que fazem parte da Comunidade Portuária de Setúbal, e que estão a desenvolver projetos na área da produção de equipamentos para energias renováveis offshore.

Segundo o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, «estão previstos para a Península de Setúbal diversos projetos que significam muitos milhares de milhões de euros e o objetivo do Governo é que estas iniciativas signifiquem mais emprego, investimento e a reindustrialização verde do País. Ao visitarmos o Porto de Setúbal, percebemos que a Etermar e a Lisnave já dispõem de capacidade e estão preparadas para avançarem para um grande projeto industrial eólico offshore. No que depender do Governo, queremos promover que esse avanço seja feito da forma mais rápida possível»

Entre os projetos previstos para a Península de Setúbal, no âmbito das Energias Renováveis, destaque também para o projeto M-ECO2, promovido pela PRIO, que permitirá o alinhamento do Porto de Setúbal com a estratégia de descarbonização do país, em especial no que se refere às componentes de produção de hidrogénio verde e HVO para exportação.

Interessa-se por Eventos?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!