O Cais da Rocha do Conde de Óbidos no Porto de Lisboa recebe a etapa da Tall Ships Race 2023, um evento que conta com a presença de veleiros históricos e atividades turísticas e culturais gratuitas, de 31 de agosto a 3 de setembro.
Durante quatro dias, mais de uma dezena de veleiros de 12 nacionalidades diferentes, nomeadamente Dinamarca, Espanha, Itália, México, Polónia, Reino Unido e Uruguai, vão atracar o Porto de Lisboa. De Portugal, o Navio-Escola Sagres e a Caravela Vera Cruz vão também estar presentes neste evento único.
Esta edição da Tall Ships Race celebra a primeira circum-navegação do mundo por Fernão Magalhães e Sebastián Elcano há mais de 500 anos. Uma expedição sem precedentes que foi uma das mais importantes viagens realizadas na história da navegação marítima.
O presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, considera que “é uma honra e um privilégio receber estes magníficos veleiros e uma competição tão reputada com a Tall Ships Race. Trata-se de um evento de dimensão mundial muito ligado a Lisboa, que já recebeu várias edições desta competição, nomeadamente a primeira em 1956. É também uma oportunidade a não perder para podermos conhecer e visitar estas embarcações históricas, durantes 4 dias.”
Amanhã, dia 31 de agosto, o dia ficará marcado pela Cerimónia de Abertura, às 17h, que conta com a presença do ministro das Infraestruturas, João Galamba, do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, do Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo e do presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia.
Neste dia são abertas as portas do recinto pela primeira vez, a partir das 14h até às 22h, para visitar os navios e participar nas atividades programadas. Nos restantes dias, o recinto está disponível a partir das 10h até às 22h, com exceção de domingo, cujo horário de encerramento é às 13h.
PR