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"A Prio é uma empresa ágil e flexível"

13 dezembro 2021

Em entrevista à EUROTRANSPORTE, Ricardo Santos, director comercial PRIO Cards, falou sobre o percurso da empresa em Portugal e destacou as soluções que a PRIO tem disponíveis para os transportadores.

Em 2020, a PRIO anunciou que foi adquirida pelo grupo espanhol DISA. Como evoluirá o posicionamento da PRIO nesse novo contexto accionista?
A integração no grupo DISA vem fortalecer o projecto PRIO, reforçando a capacidade que já demonstrámos para competir com as grandes petrolíferas, trazendo inovação e dinamismo ao mercado Português. O novo accionista não pretende alterar o posicionamento da marca PRIO, já tão familiar ao público português: a PRIO continuará a ser uma empresa de energias para a mobilidade do futuro, oferecendo combustíveis, gás e mobilidade eléctrica da mais alta qualidade ao melhor preço, através de uma equipa profissional, empenhada e dedicada, mantendo a base de operação e produção 100% portuguesas.

Desde 2006 a operar em Portugal, quais as maiores dificuldades que têm sentido?
Como qualquer empresa recém-chegada a um mercado maduro, sentimos todas as dificuldades que uma jovem empresa sentiria ao procurar revolucionar o paradigma estabelecido. A PRIO procurou desde cedo mexer com alguns conceitos que pareciam imutáveis ao nível dos preços praticados e serviço prestado aos clientes. Temos vindo a percorrer o nosso caminho paulatinamente, conquistamos uma legião de clientes fiéis à nossa identidade que reconhecem na nossa oferta uma mais-valia, o que nos posiciona como uma escolha inteligente para famílias e empresas. Nascemos também com um gene de inovação muito forte o que nos posicionou rapidamente como uma empresa ágil e flexível para responder às necessidades do mercado e da mobilidade do futuro e enfrentar os novos desafios que se avizinham.

Existe a ideia de que determinadas marcas, menos conhecidas, apresentam um combustível inferior e daí o preço ser mais favorável ao consumidor. Quer desmistificar a situação?
Felizmente, fruto de todo o trabalho e acções que a empresa tem desenvolvido, os estudos de notoriedade já nos posicionam como uma marca bem conhecida e de qualidade junto do grande público. Tal como já referi, gostamos de nos assumir como uma distribuidora de energias para a mobilidade do futuro. Distribuímos energia para as pessoas e para os veículos, nas diferentes realidades que o mercado actualmente enfrenta. Temos consciência que estamos num mercado maduro com players estabelecidos, mas isso não nos intimida. O nosso foco é, e sempre será, o cliente e, por isso, esforçamo-nos diariamente para oferecer produtos e serviços que tragam valor acrescentado aos nossos clientes. A PRIO cumpre com todas as normas e especificações exigidas por lei, inclusive tem tripla Certificação QSA (Qualidade, Segurança, Ambiente). Actualmente, mais de 12 000 empresas utilizam diariamente os cartões PRIO nos mais de 250 postos espalhados de Norte a Sul do país. Os novos clientes têm chegado, sobretudo, através do “passa-a-palavra”, sinónimo de satisfação pelo serviço prestado, de confiança por parte dos nossos clientes e também de uma consciência crescente por parte das empresas em manterem os custos controlados de forma simples e eficaz.

No seu entender o preço do combustível em Portugal é mais elevado devido apenas à carga fiscal a que está sujeito, ou existem outras causas?
A carga fiscal em Portugal é inquestionavelmente pesada e existe muita informação disponível publicamente para monitorizar o seu peso no preço dos combustíveis. Usando os dados publicados na página da APETRO na internet, em Portugal, a 20 de Setembro, os impostos representaram 54% do preço médio de venda ao público do gasóleo e 59% do preço médio da gasolina. Apesar das limitações resultantes de impostos tão pesados, e da recente proposta de lei do Governo para limitar as margens de combustíveis, na PRIO trabalhamos todos os dias para continuar a oferecer combustíveis de qualidade ao melhor preço.

O papel das empresas operadoras do sector pode ser diferente e contribuir para a baixa do valor por litro?
O sector dos combustíveis em Portugal é muito competitivo e a pressão para baixar o preço por litro está sempre presente. A PRIO sente a responsabilidade de responder não só ao desafio de baixar o preço por litro, mas também ao grande desafio desta era para os transportes rodoviários: reduzir as emissões de carbono por quilómetro. Para além das soluções de mobilidade eléctrica para frotas urbanas, oferecemos soluções de biocombustíveis avançados para as frotas de médio e longo curso, que reduzem as emissões de carbono até 83%, sem necessidade de qualquer alteração nos motores. Acreditamos que esta preocupação, que por enquanto é de ordem ambiental, terá em breve também efeitos económicos nos nossos clientes, devido a uma maior incidência fiscal sobre os produtos que emitem mais gases de carbono.

As frotas são uma mais valia para as operadoras de combustíveis. É mesmo assim?
Diria que as frotas são antes de tudo uma mais valia para o país. Só tem frotas quem, pelo tipo de negócio, precisa de se deslocar pelo país, investindo em Portugal, criando emprego. Na PRIO procuramos ajudar os nossos clientes, fornecendo-lhes energia de qualidade ao melhor preço. Desde 2015 que fizemos uma aposta significativa no cartão frota, passados estes anos não podíamos estar mais contentes com os resultados. Sentimos que trazemos valor acrescentado aos nossos clientes.

O que é que a PRIO tem para oferecer neste campo?
A PRIO lançou a sua oferta para o segmento frotas, em 2012, hoje com cobertura nacional (250 postos), cada vez mais abrangente e pensado para responder às necessidades de qualquer frota empresarial, seja pequena, média ou grande.
Dispomos do cartão PRIO Truck, dirigido a empresas que se dedicam ao transporte pesado de mercadorias e logística, o cartão PRIO Rede +, para uma oferta no segmento fleet, destinado essencialmente a pequenas empresas, com crédito simplificado e factura electrónica. Por fim, a estes acresce o cartão PRIO Electric, lançado em 2017 e destinado a veículos eléctricos, um segmento de mercado com necessidades muito diferentes. Oferecemos comodidade, segurança no pagamento, controlo de custos em tempo real, num portal dedicado e combustíveis aditivados de elevada qualidade — TOP Diesel e TOP 95. Actualmente o nosso cartão também é aceite na rede Shell em Portugal, já com 14 postos e em rápida expansão. Não temos quaisquer custos de adesão ou anuidades, nem fidelização. Garantimos preços competitivos, actualizados semanalmente e uma equipa de gestores profissionais e dedicados, sempre disponíveis.

Como é que a PRIO está a encarar a transição energética que cada vez mais é uma realidade?
As questões ambientais são um problema de toda a humanidade. As empresas que não tiverem uma agenda climática, irão ser penalizadas por isso. Para a PRIO, torna-se claro que a ambicionada transição energética terá obrigatoriamente de passar por várias soluções e não uma só. Num sistema em transição mais lenta do que o esperado, mas com objetivos ambiciosos de redução das emissões de CO2, precisamos de considerar uma abordagem multifacetada a este problema, que contemple outras soluções, especialmente no curto e médio-prazo. Ao mesmo tempo, também não podemos actuar sobre esta problemática à custa da competitividade da nossa economia, motivo pelo qual devemos apostar em soluções que acrescentem valor ao país. Na PRIO, pesando todas estas variáveis, apostámos já há 15 anos, na produção de biocombustíveis avançados e somos neste momento a maior produtora de biocombustíveis sustentáveis em Portugal e uma das maiores produtoras europeias de bio-diesel a partir de matérias-primas residuais. Atingir as metas da União Europeia é um desafio com plexo e que, enquanto PRIO estamos apostados em conquistar e liderar. Exemplo disto mesmo é o combustível PRIO EcoDiesel que lançámos em 2019, um substituto direto do gasóleo e que está certificado pela Autoridade Tributária como elegível para Gasóleo Profissional. O PRIO EcoDiesel tem 15% de biocombustíveis sustentáveis na sua composição e está preparado para trabalhar com os motores mais exigentes. Emite menos 18% das emissões de gases de efeitos de estufa e pode reduzir o consumo na viatura até 5%. O PRIO EcoDiesel alia qualidade à economia circular para poupar o consumo dos veículos e o ambiente e em 2020 foi responsável por mais de 10 milhões de kms mais sustentáveis nas estradas portuguesas. Para os nossos clientes, este tipo de oferta permite gerar soluções de sustentabilidade nos transportes, com menos impacto financeiro na transição e renovação da frota, e acima de tudo, que sejam tomadas decisões ambientalmente responsáveis. Na mobilidade eléctrica: embora estejamos a falar de uma solução cujo verdadeiro potencial manifestar-se-á a longo prazo, estamos apostados em fazer com que esse longo prazo demore o mínimo de tempo possível a chegar aos portugueses. Por isso, temos uma rede de postos de carregamento com abrangência nacional e promovemos o desenvolvimento de tecnologia no sector, em conjunto com os politécnicos nacionais, a fim de tornar este tipo de soluções cada vez mais convenientes e tecnologicamente avançadas. Temos equipas dedicadas a apoiar as grandes frotas nacionais a construir o seu caminho de descarbonização. Estas equipas foram formadas para compreender todas as soluções disponíveis e aconselhar os seus clientes quanto às melhores formas de descarbonizar sem comprometer os desígnios de operacionalidade e boa gestão de custos que qualquer operação de pesados exige. Estamos ao dispor daqueles que sentirem necessidade de apoio nesta frente.

Hoje falar-se de um negócio e não estar nas redes sociais ou ter APPs associadas, pode ser um erro de estratégia. A PRIO sente isso?
A transformação digital é tema na agenda de todas as organizações e a PRIO não é excepção. Nos últimos anos temos investido na digitalização de alguns processos e em várias ferramentas tecnológicas que nos permitem estar mais perto dos nossos clientes e prestar-lhes um melhor serviço, exemplo disso é o portal myPRIO, a área de cliente para gestão de frotas mais completa do mercado, que permite aos clientes, de uma forma simples e intuitiva, acederem a toda a informação que necessitam em tempo real. Este serviço foi inclusive distinguido pela OutSystems com o Innovation Award, na categoria de Customer Digital Experiences – Scability Award.
Em 2020, em plena crise da pandemia, e pensando na segurança dos nossos clientes, expandimos a app PRIO.GO aos clientes empresariais, uma ferramenta inovadora em Portugal, que permite o pagamento de combustível através do smartphone, com acesso às facturas e histórico de consumos, na sua área reservada.

A app PRIO.GO é um exemplo de como a empresa também pretende avançar no negócio? Como está a decorrer esta experiência?

A app PRIO.GO foi mais um passo na estratégia de digitalização da PRIO. Foi lançada em Junho de 2019 e ganhou um destaque especial pelas suas funcionalidades apropriadas ao tempo que vivemos.
Os utilizadores PRIO.GO evitam a ida ao operador para pagar e os clientes que já usavam o pagamento automático minimizam o contacto físico com a bomba. Hoje, aos nossos olhos, representa já uma necessidade, estando disponível para clientes particulares e também para clientes empresariais. Todo o processo, desde o download ao abastecimento, é muito simples. Disponível gratuitamente para IOS e Android, a app PRIO GO oferece diversos métodos de pagamento, com toda a segurança. Permite identificar o posto PRIO mais próximo, filtrar a pesquisa por tipo de combustível, disponibilidade de carregadores eléctricos ou até mesmo serviços e horários e no final do processo de abastecimento envia automaticamente uma factura para o utilizador. A PRIO continua focada em inovar, em antecipar necessidades e em prestar um serviço diferenciador e de qualidade aos seus clientes. É necessário investir para não quebrar e a PRIO quer estar sempre um passo à frente na oferta de combustíveis de qualidade ao melhor preço, sem nunca descurar a segurança e a responsabilidade social e ambiental.

 

*Entrevista publicada originalmente na edição 124 (Set/Out) da Revista Eurotransporte.


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