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"Estamos preparados para o novo paradigma que se avizinha"

13 dezembro 2022

Em entrevista à EUROTRANSPORTE, Ricardo Santos, Diretor Comercial da PRIO, fala sobre as soluções da empresa para os clientes profissionais e assume que a PRIO quer ser líder nas energias do futuro para a mobilidade, oferecendo as mais diversas soluções possíveis.

Ricardo Santos destacou a relação privilegiada e de confiança que a PRIO desenvolve com os clientes, a aposta numa equipa de gestores especializados, a crescente cobertura nacional e as metas no sentido da descarbonização.

A PRIO pretende posicionar-se como a escolha certa não só para as famílias, como também para empresas de mercadorias e de transporte. Que mais-valias oferece atualmente o cartão frota PRIO para os profissionais?
A PRIO lançou a sua oferta para o segmento frotas em 2012 com o cartão PRIO Rede+, hoje com cobertura nacional, cada vez mais abrangente e pensado para responder às necessidades de qualquer frota empresarial, seja pequena, média ou grande. Oferecemos comodidade, segurança no pagamento, controlo de custos em tempo real, num portal dedicado, o «MyPRIO» e combustíveis aditivados de elevada qualidade, o gasóleo TOP Diesel e a gasolina TOP 95. Adicionalmente, o cartão PRIO pode também ser usado nos postos da rede Shell em Portugal, permitindo assim aos clientes usufruírem dos combustíveis aditivados com Dynaflex e os já famosos V-Power. Dispomos do cartão PRIO Truck, dirigido a empresas que se dedicam ao transporte pesado de mercadorias e logística, o cartão PRIO Rede +, para uma oferta no segmento Fleet, destinado essencialmente a pequenas e médias empresas, com crédito simplificado e fatura eletrónica. Por fim, a estes acresce o cartão PRIO Electric, lançado em 2017 e destinado a veículos elétricos, um segmento de mercado com necessidades muito diferentes.

O que é preciso para aderir ao cartão?
Para aderir ao nosso cartão, basicamente basta ser uma empresa com vontade de usufruir de um serviço de excelência ao melhor preço! A partir daí nós ajudamos em todo o processo de adesão que pode ser feito automaticamente através do nosso site prio.pt. Não tem quaisquer custos de adesão, anuidades, nem de fidelização. Garante preços competitivos, atualizados semanalmente, em combustíveis aditivados que lhe dão a garantia do melhor rendimento.

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Como tem sido a adesão das empresas nacionais a este cartão?
No total temos já mais de 12 mil empresas nas várias modalidades de cartão frota PRIO, vindo uma grande parte por recomendação de outros clientes. Isto é sinal que existe uma confiança no serviço prestado e reconhecimento do trabalho até aqui efetuado, o que claro está nos enche de orgulho e motivação para crescermos de forma sustentada.

Como é feita a gestão dos pagamentos do cartão? Como funcionam os pagamentos através da app PRIO.GO?
A PRIO foi a primeira empresa em Portugal a lançar uma app, a APP PRIO.Go que permite fazer o pagamento de combustível sem sair do carro, entre muitas outras funcionalidades. Lançada em junho de 2020, esta inovação foi mais um passo na estratégia de digitalização da PRIO, que se assume como uma empresa de energias do futuro para a mobilidade. Os pagamentos são geridos através das plataformas de gestão que colocamos à disposição dos nossos clientes. Atualmente, o cliente PRIO pode por exemplo fazer um adiantamento de dinheiro, que fica de imediato disponível na conta, através da solução de pré-pagamento. Tudo muito simples com uma referência MB e com o máximo de comodidade, uma vez que funciona à noite, feriados e fins de semana também.

O cartão PRIO tem um atendimento dedicado. Porque sentiram esta necessidade de proximidade com os clientes profissionais?
Um cartão frota tem de ser eficaz, cómodo e seguro. Deve permitir ao cliente abastecer com um preço competitivo numa vasta rede de postos, e usufruir de um prazo de pagamento equilibrado. Tudo isto é depois complementado com a confiança na empresa, no gestor de cliente e em eventos geradores de emoções positivas. Numa relação comercial e de fidelização, o serviço pós-venda é essencial. Mais do que um momento, a venda é uma ação contínua, uma relação, que se pretende que seja de longo prazo. Com o foco nesta relação privilegiada e de confiança com os nossos clientes, apostamos numa equipa robusta de gestores especializados que acompanham o cliente desde a sua adesão e ao longo do seu percurso.

Como é atualmente constituída a rede da PRIO em termos de postos e quais as perspetivas de crescimento?
A PRIO já possui uma ampla rede de mais de 250 postos em Portugal continental. E continuamos a crescer não só com os postos PRIO, mas também com a rede Shell em Portugal. Prevemos atingir os 50 postos Shell até ao final do ano, uma meta muito ambiciosa e que só será atingida fruto de um enorme trabalho de todas as equipas envolvidas. Simultaneamente temos apostado em melhorias nos nossos postos, através da remodelação do conceito de loja, investido na instalação de Adblue e melhoria nos equipamentos de lavagem auto.

Que soluções disponibilizam no sentido de acelerar a transição energética?
A PRIO é a maior produtora de biocombustíveis ultra-sustentáveis em Portugal e em 2021 foi responsável por mais de 1/3 das poupanças de CO2 na área da mobilidade nacional. Atualmente são produzidas cerca de 90.000 toneladas de biocombustível por ano na Fábrica de Bicombustíveis da PRIO, no Porto de Aveiro. Os biocombustíveis avançados produzidos a partir de matérias-primas residuais emitem menos 84% de CO2 e são, atualmente, a solução de descarbonização mais imediata, mais radical e mais eficiente. Assumem também cada vez mais relevância o CCS (Carbon Capture and Storage), o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), o bioetanol que ajuda a economia circular ao obter o biocombustível a partir de biomassas residuais, e o próprio hidrogénio verde. Num futuro próximo, os combustíveis sintéticos começarão também a aparecer no mercado. Demos já os primeiros passos no Hidrogénio Verde, e estamos a estudar três investimentos que poderão ajudar na descarbonização económica. Esta é uma nova fonte de energia bastante sustentável e cujo potencial de utilização em aplicações na mobilidade e na indústria é enorme, e que pode ser utilizada quer diretamente, quer como precursora de combustíveis sustentáveis compatíveis com infraestrutura e frotas existentes. Desde o biodiesel de resíduos que tem níveis de emissão de CO2 muitíssimo mais baixos que o diesel normal, passando pela possibilidade das novas tecnologias de hidrogénio, até ao elétrico. Claro que o futuro vai ser mais verde, mais eficiente, mais tecnológico e a PRIO estará sempre na dianteira do pelotão no que toca a explorar novas soluções. Acreditamos que, se até há pouco tempo vivemos com um monopólio de soluções energéticas baseadas no petróleo, o futuro passará por um portefólio multi-energético complementar entre si, dando ao consumidor o poder de escolha do formato sobre o qual deseja fazer a diferença enquanto satisfaz as suas necessidades energéticas, bem como salva o planeta. A eletrificação poderá demorar, mais ou menos, mas ainda terá o seu caminho e o seu tempo, é transversal aos mercados europeus. O parque automóvel vendido atualmente, ainda é 95% composto por motores de combustão. Mesmo com o aproximar de 50% dos veículos vendidos em PHEV e BEV, demorará a chegar a 10% do parque automóvel.

Como é que a PRIO está a encarar a transição energética? Que soluções oferece para B2B?
Na PRIO, apostámos já há 15 anos, na produção de biocombustíveis avançados levando a que neste momento sejamos a maior produtora de biocom bustíveis ultra-sustentáveis em Portugal. O futuro do fornecimento das energias passa por uma premissa: não vai existir apenas um tipo de energia. Se até recentemente os combustíveis fósseis tinham o monopólio na energia, nos dias que correm, a situação é diferente. Desde a energia elétrica, gás natural, biodiesel ou mesmo hidrogénio, o futuro passará, inevitavelmente, por um maior leque de oferta dos tipos de energia a consumir.
Da parte da PRIO, assumimo-nos como uma empresa que pretende ser líder nas energias do futuro para a mobilidade. Queremos ter a capacidade de oferecer aos clientes, as mais diversas soluções possíveis. Na bioenergia, para o segmento dos transportes, além de diversos projetos de investigação em novas frentes de produção de biocombustíveis avançados ultra-sustentáveis, desenvolvemos o EcoDiesel, um substituto direto do gasóleo, certificado pela Autoridade Tributária como elegível para o Gasóleo Profissional. O EcoDiesel emite menos 18% de CO2 e foi no ano passado responsável por mais de 10 milhões de kms mais sustentáveis nas estradas portuguesas. Apesar de todas estas soluções que temos vindo a desenvolver, estamos conscientes de que ainda há muito trabalho a fazer, mas estamos preparados para o novo paradigma que se avizinha.

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Já existe procura a nível de empresas para carregamentos de veículos elétricos? Que ofertas têm neste sentido para as frotas de veículos sem emissões?
Na mobilidade elétrica, a PRIO conta já com 12 anos de experiência acumulada e uma rede de postos de carregamento que abrange todo o território continental em Portugal. Atua como Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) desde 2017 e é responsável por cerca de 25% da energia elétrica entregue na rede de mobilidade elétrica nacional, energia essa com origem apenas em fontes renováveis e sem qualquer custo acrescido para os clientes. Temos uma estrutura interna desenvolvida para acomodar os mais de 10 mil clientes empresariais ativos e responder a todas as suas solicitações de forma personalizada. Disponibilizamos ainda o portal de clientes My PRIO que permite uma gestão mais eficiente das viaturas das empresas e respetivos consumos.

Que metas tem a PRIO estabelecidas no caminho para a descarbonização?
O futuro da mobilidade está nas várias tecnologias que podemos usar. Desde o biodiesel de resíduos que tem níveis de emissão de CO2 consideravelmente mais baixos que o diesel normal, passando pela possibilidade das novas tecnologias de hidrogénio, até ao elétrico. O futuro vai ser certamente mais verde, mais eficiente e mais tecnológico e a PRIO estará sempre na dianteira a explorar novas soluções. Têm sido diferentes as soluções inovadoras que a PRIO tem vindo a trabalhar, como, por exemplo, a substituição dos combustíveis fósseis por limpos, os biocombustíveis, como o biodiesel produzido a partir de matérias-primas residuais. Com cada vez mais relevância surge o CCS (Carbon Capture and Storage), o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), o bioetanol que ajuda a economia circular ao obter o biocombustível a partir de biomassas residuais, e o próprio hidrogénio verde. Num futuro próximo, os combustíveis sintéticos começarão também a aparecer no mercado. O caminho que temos percorrido dá-nos a segurança de nos mantermos fiéis à nossa missão de ser uma empresa de energias do futuro para a mobilidade, com a certeza de sermos, hoje, um operador de referência na mobilidade elétrica, com uma vasta rede já instalada de postos próprios em Portugal e um dos maiores fornecedores de eletricidade de fontes renováveis para veículos elétricos.

A saída do CEO da PRIO de Pedro Morais Leitão ditou alguma reorganização interna. Que impacto tem a nova gestão na empresa?
A PRIO anunciou nova organização desde 1 de julho de 2022, mantendo como um dos seus princípios básicos a autonomia de decisão local, que acredita ter sido fundamental para atingir os resultados acima das expetativas nos últimos anos. Vai reforçar a sua aposta nos combustíveis sustentáveis, particularmente nos produzidos a partir de matérias residuais e de hidrogénio verde. Em paralelo vai também continuar o investimento na distribuição através da gestão conjugada das marcas PRIO e Shell.

 


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