MAN SafeStop Assist ajuda a evitar acidentes graves com autocarros

22 julho 2024
5min.

A MAN Truck & Bus é o único fabricante a oferecer o sistema de assistência para todos os novos modelos de autocarros

---

A ocorrência de acidentes graves porque os condutores já não conseguem controlar o seu veículo por razões médicas, ou por outros motivos é mais frequente do que se pode imaginar, pelo que a MAN Truck & Bus desenvolveu o SafeStop Assist inteligente nos autocarros interurbanos de forma a ajudar a evitar tais acidentes no futuro. Em caso de emergência, o sistema de intervenção ativa faz parar automaticamente o veículo em segurança. A base para tal é a interação sofisticada de vários sistemas de assistência altamente desenvolvidos.

É um cenário assustador: o condutor de um autocarro desmaia subitamente e perde o controlo do veículo. "Acontece com frequência, o condutor ficar subitamente incapaz de atuar devido a acontecimentos imprevistos, como emergências médicas. As consequências podem ser devastadoras", afirma Barbaros Oktay, diretor de autocarros da MAN Truck & Bus. "A experiência mostra que, nestes casos, não é invulgar os autocarros saírem da estrada ou colidirem com outros utentes da estrada."

MAN SafeStopAssist

Por isso, os especialistas da MAN Truck & Bus trabalharam intensamente num novo sistema de assistência: o inteligente MAN SafeStop Assist, que agora está disponível como opção para o MAN Lion's Intercity, o MAN Lion's Coach, o NEOPLAN Tourliner e o NEOPLAN Skyliner. "Nenhum outro fabricante oferece um sistema deste tipo para todos os modelos de autocarros atuais. No entanto, esta não é a razão pela qual é uma das inovações mais importantes do ano modelo 2024, mas sim porque pode evitar acidentes graves", diz Heinz Kiess, diretor de marketing de produto de autocarros da MAN Truck & Bus.

A base para isto é que o sistema de intervenção ativa reconhece quando o condutor já não é capaz de agir. Para este efeito, o sistema de assistência utiliza o reconhecimento da atividade de condução de um sistema de proteção ativa da faixa de rodagem, bem como a funcionalidade do controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC Stop & Go). Com a ajuda de um sensor integrado na frente do veículo e de uma câmara posicionada atrás do para-brisas, o sistema também monitoriza continuamente a manutenção da faixa de rodagem, bem como a distância, posição e velocidade relativa dos objetos à frente. "Todos os dados recolhidos são agrupados e avaliados. Desta forma, o SafeStop Assist pode deduzir o estado da atividade do condutor - e, portanto, também a possível inatividade", explica Kiess, acrescentando: "Graças à interação inteligente de vários sistemas altamente desenvolvidos, como os assistentes de atenção, de faixa de rodagem e de travagem de emergência, conseguimos aumentar enormemente a segurança dos condutores, passageiros e outros utentes da estrada."

 

Três fases de aviso

Se o sistema detetar que o condutor já não está ativo intervém no processo de condução através de uma sequência de três fases de aviso e travagem. Na primeira fase, o condutor é avisado para assumir a direção através de um símbolo de aviso e de mensagens de texto no painel, bem como de uma ligeira vibração do volante. Se o condutor não o fizer, é acrescentado um aviso acústico às mensagens de aviso visuais e táteis. O sistema de assistência também efectua uma travagem parcial cada vez mais forte. Se o condutor também não reagir, o MAN SafeStop Assist inicia uma paragem de emergência e trava o autocarro até à imobilização dentro dos limites do sistema na sua própria faixa de rodagem - mesmo que esta seja sinuosa. "Naturalmente, o condutor pode retomar o controlo em qualquer altura, se possível. Uma paragem de emergência iniciada pelo sistema pode ser interrompida imediatamente com o acionar dos pedais", diz Kiess.

No entanto, se a paragem de emergência não for cancelada, o sistema ativa automaticamente as luzes de emergência para avisar os utentes da estrada que seguem. Imediatamente após a imobilização do veículo, o MAN SafeStop Assist também garante que o autocarro não pode circular. Para tal, passa para o modo de transmissão neutro e engata automaticamente o travão de estacionamento eletrónico. Além disso, destranca as portas e acende a iluminação interior, para que, em caso de emergência, a assistência possa ser prestada sem complicações. "O MAN SafeStop Assist aumenta a segurança na condução de um autocarro e ajuda a evitar acidentes graves. Ao mesmo tempo, também permite um tratamento de primeiros socorros mais rápido para o motorista em caso de emergência médica - e pode, portanto, ser um salva-vidas", resume Kiess.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.