O porto setubalense fez parte da missão comercial da APP – Associação de Portos de Portugal, sob a marca Cruise Portugal, que incluiu as representações dos portos de Leixões, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira. Além dos portos nacionais, esta missão contou ainda com a presença de diversos stakeholders e agentes económicos portugueses, reforçando a importância crescente que a atividade de cruzeiros representa a nível nacional.
A participação do Porto de Setúbal enquadra-se no âmbito de uma estratégia e prospeção de mercado, que visa o seu posicionamento como porto vocacionado para receber pequenos navios de cruzeiro, inseridos em rotas europeias, o que permitirá desenvolver a região e potenciar sinergias com outras áreas económicas, proporcionando uma oferta diferenciada comparativamente a Lisboa.
Nesse sentido, a partir da primavera de 2025, o Porto de Setúbal irá acolher mais navios de cruzeiros, potenciando a região como destino turístico de excelência.
Atualmente, a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, está a preparar a dotação do Porto de Setúbal de infraestruturas adequadas para a receção deste novo segmento de negócio.
PR