Volkswagen anuncia acordo com Mobileye para condução autónoma

20 março 2024
3min.

A VW é o primeiro fabricante a desenvolver um veículo autónomo para produção em larga escala e o objetivo é utilizá-lo no setor comercial para serviços de mobilidade e transporte.

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A condução autónoma está a chegar. Após uma extensa fase piloto de testes rodoviários na Alemanha e nos EUA, a Volkswagen ADMT, uma organização da Volkswagen AG, acaba de anunciar um acordo de cooperação com a empresa de tecnologia israelita Mobileye Global.

O acordo abrange a entrega e o uso de um sistema de condução autónoma (SDS) para uma versão especial do ID.2, que está em desenvolvimento desde 2021. Corresponde à definição de Nível 4 da Society of Automotive Engineers (SAE), em que o veículo autónomo opera em área definida, como uma cidade. O SDS é composto por vários componentes de software e hardware, incluindo dois computadores independentes de alto desempenho, bem como 13 câmaras, nove Lidar e cinco unidades de radar e cada sistema é capaz de produzir ambientes de 360 graus. Uma conexão on-line constante fornece aos veículos dados de outros usuários da estrada sobre a situação do tráfego, enquanto atualiza os mapas tridimensionais para um controlo seguro, confiável e eficiente do veículo.

"Trazer autocarros autónomos para a estrada em grandes quantidades requer cooperação de parceiros fortes", diz Christian Senger, membro do Conselho de Administração da Volkswagen Veículos Comerciais, responsável por Condução autónoma, Mobilidade e Transporte (ADMT): "Estamos a desenvolver o primeiro veículo de produção em larga escala totalmente autónomo, usando o motorista digital da Mobileye." O objetivo da Volkswagen ADMT é desenvolver o ID. Buzz AD totalmente elétrico para uso em serviços de mobilidade e transporte a partir de 2026.

A Volkswagen ADMT posiciona-se como fornecedora de frotas inteligentes e das tecnologias de software necessárias. Isso também inclui o controlo inteligente da frota: a MOIA, empresa do Grupo Volkswagen, também traz o seu know-how prático para o desenvolvimento de produto, operando o maior serviço de viagens partilhadas privadas da Europa, em Hamburgo, desde 2019, tendo transportado mais de dez milhões de passageiros até ao momento.

Utilização na logística

Outro caso de uso para veículos autónomos é o transporte de encomendas. O mercado de logística tem crescido significativamente nos últimos anos devido à crescente participação do e-commerce. A capacidade de entrega já é um dos maiores desafios que o setor enfrenta devido à escassez de motoristas. O transporte autónomo oferece uma solução possível para essa escassez, garantindo capacidade de entrega de longo prazo e dá à Volkswagen ADMT a oportunidade de participar no crescente mercado de entrega de mercadorias.

A Volkswagen ADMT está a trabalhar intensamente no transporte autónomo de cargas para várias indústrias como um segundo pilar importante, ao lado do transporte autónomo de passageiros. No futuro, os veículos autónomos poderão circular para determinadas estações de carga e descarga ou para endereços de clientes de forma independente.

PR


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