A MOBI.E, a entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica, que coordena a rede de postos de carregamento de veículos elétricos em território nacional, vai organizar no próximo dia 19 de abril, em Lisboa, o evento MOBIE.Connect que junta o setor para discutir a realidade e os desafios da mobilidade em Portugal, com o mote "O Agora É Elétrico". A iniciativa conta com parceiros de renome, como a Brisa, a SIBS, a BYD, o Pingo Doce, em parceria com a Atlante (empresa que está a desenvolver a maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido do sul da Europa), a Associação Portuguesa de Operadores e Comercializadores da Mobilidade Elétrica (APOCME) e a I-Charging.
Neste evento, irão discutir-se os desafios que a adoção do regulamento relativo à criação de uma infraestrutura para combustíveis alternativos (AFIR) coloca aos países membros da União Europeia (UE). Este regulamento, que entra em vigor a 13 de abril, tem como objetivos reforçar a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos e criar uma melhor experiência para o consumidor, promovendo o acesso a um serviço de pagamento simples e transparente, a informação em tempo real e a interoperabilidade entre redes.
Luís Barroso, Presidente da MOBI.E, salienta que “é muito importante reunir todo o ecossistema que trabalha na transição para um mundo cada vez mais elétrico. Atualmente, o modelo da MOBI.E já tem a maioria das regras que constam do AFIR consolidadas, o que nos permite olhar para outros desafios da mobilidade elétrica. Isto mostra que o modelo português está um passo à frente dos seus concorrentes europeus e pode agora servir-lhes de referência. Ao longo dos últimos anos, Portugal tem-se destacado como um dos líderes mundiais na transição energética da mobilidade, através de um modelo totalmente interoperável de rede de postos de carregamento elétricos.”
Programa do evento
No decorrer do evento, numa mesa-redonda, os representantes da MOBI.E, da Asociación Empresarial para el Desarrollo e Impulso de la Movilidad Eléctrica (AEDIVE), de Espanha, e da Atlante, irão discutir o impacto do AFIR na Península Ibérica, nomeadamente na persecução das metas que constam do pacote Objetivo 55. Este pretende também que a UE reduza as suas emissões líquidas de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55 % até 2030, e alcance a neutralidade climática em 2050.
Para além disso, as talks “O Futuro da Indústria”, de Ricardo Oliveira, da plataforma World Shopper, e “Como Promover um Clean Future”, de Gil Azevedo, da Unicorn Factory Lisboa, vão explorar os avanços da mobilidade sustentável, destacando a integração de tecnologias emergentes, enquanto abordam a importância de promover um futuro limpo, sugerindo soluções mais ecológicas para os desafios ambientais associados à mobilidade.
A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) marcará também presença neste evento, estando prevista a assinatura de um protocolo de partilha de informação com a MOBI.E.
O humorista Bruno Nogueira partilhará o palco com o jornalista Miguel Esteves Cardoso num momento de entretenimento sobre “Os mitos do Elétrico”. Finalmente, haverá um espaço de debate reunindo os principais responsáveis dos parceiros mais relevantes do evento sobre os caminhos da sustentabilidade nos mais diferentes domínios, infraestruturas, retalho e mobilidade elétrica.