A Astara, uma das maiores empresas mundiais do setor da mobilidade, apresentou o Relatório de Sustentabilidade de 2023, o segundo da sua história, no qual demonstra os progressos registados quanto ao compromisso de gerar impacto positivo nos 19 países onde opera.
Em 2023, a Astara estabeleceu como meta alcançar a neutralidade carbónica nas suas operações até 2027* (âmbitos 1 e 2) através da eletrificação de 90% da sua frota utilizada por colaboradores, e de atingir os 100% de fontes renováveis no abastecimento energético das suas instalações, em alinhamento com a missão de tornar a mobilidade mais acessível e sustentável. Ainda no âmbito da neutralidade carbónica, a empresa está a desenvolver um plano de compensação de carbono, tendo como objetivo atingir 80% dessa compensação através de projetos direcionados para a eliminação de CO2e (Dióxido de Carbono Equivalente).
No documento, a Astara revela avanços ambientais e sociais, como a eletrificação de mais de 35% da sua frota destinada a colaboradores e o aumento do abastecimento energético através de energias renováveis para 40%, mantendo o compromisso de atingir os 100% neste indicador em 2027.
A sustentabilidade encontra-se no ADN da empresa, tanto no seu negócio de propriedade (compra de veículos) como nos de utilização ou pagamento-por-utilização (subscrição e carsharing). Em 2023, um em cada três veículos vendidos pela Astara na Europa, América Latina e Sudeste Asiático era eletrificado. Em termos de subscrições e partilha de automóveis, oberva-se já uma incorporação de 50% de viaturas eletrificadas na frota da companhia.
Jorge Navea, CEO da Astara, refere: "A estratégia de sustentabilidade da Astara nasceu com o objetivo de liderar a mudança rumo a uma mobilidade mais sustentável e eficiente. Um plano ambicioso, que tornamos realidade graças à vasta gama de serviços e opções de mobilidade que disponibilizamos a utilizadores particulares e empresas, adaptando-nos sempre às necessidades dos nossos clientes e aperfeiçoando a utilização inteligente dos recursos. Com tudo isto, reafirmamos o nosso empenho e o nosso papel nesta revolução na mobilidade sustentável".
Entre os sucessos verificados numa perspetiva de economia circular estão o aumento das vendas de viaturas em segunda mão em 50% e o crescimento da taxa global de aproveitamento de resíduos para mais de 50%.
Em direção a um futuro sustentável e colaborativo
A Astara defende que uma abordagem colaborativa é fundamental para fazer avançar a mobilidade sustentável, integrando o grupo de mais de 40 entidades do setor que lideram o diálogo sobre o futuro da mobilidade e fomentam a cooperação no seio da indústria.
Entre estas contam-se o Climate Group EV100, uma iniciativa global que junta empresas líderes de diferentes setores, comprometidas com a eletrificação total das suas frotas até 2030, e a Fundamentales, uma aliança pioneira de entidades nascida em Espanha cujo objetivo é promover ações que contribuam para melhorar a saúde mental na sociedade.
A companhia é ainda signatária do United Nations Global Compact, através do qual se comprometeu com os respetivos princípios em matéria de direitos humanos, condições de trabalho, ambiente e luta contra a corrupção.
O valor das pessoas
A Astara está empenhada num processo de transformação para atualizar e otimizar a proposta de valor para os seus colaboradores, desenvolvendo iniciativas que promovem a diversidade, a equidade e a inclusão, com eco nos 19 países em que opera.
Rocío Rufilanchas, Chief People & Sustainability Officer da Astara, assinala:"O nosso compromisso de promovermos um ambiente de trabalho diverso, equitativo e inclusivo está mais consistente do que nunca. Apreciamos diferentes perspetivas e experiências, enquanto motores de inovação e de crescimento, ajudando-nos a servir melhor os clientes e utilizadores, que são cada vez mais diversos".
A Astara tem como objetivo iniciar a mudança a partir de dentro, para liderar a transição para um modelo de negócio mais inclusivo, sendo fundamental promover a diversificação dos seus recursos humanos. Em 2023, 38% das novas contratações foram do género feminino, número que em países como a Áustria, a Colômbia e a Finlândia acabou mesmo por superar os 50%.
Ainda neste capítulo, a Astara conseguiu aumentar a sua presença feminina em 18% na representação geral da empresa, 4% em cargos de chefia e 65% em cargos sénior. Além disso, em Espanha, colocou em marcha os programas En(abled), que visa promover a contratação e o desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência - e que será alargado a 10 países até 2030 -, e Women@Astara, que oferece recursos aos colaboradores no sentido de fomentar uma cultura de inclusão, diversidade de género e desenvolvimento profissional.
Outras iniciativas de relevo neste domínio foram também o Astara & Beyond, um ecossistema de aprendizagem onde cada colaborador é o arquiteto do seu próprio crescimento pessoal; e Open Culture, um programa que visa alinhar a organização com os objetivos estratégicos e a visão da empresa, potenciando a transformação cultural necessária para alcançar esses objetivos, em simutâneo com a rápida expansão internacional da companhia.
PR