Realizou-se nos dias 21 e 22 de setembro, no Passeio Marítimo de Algés, o ENVE - Encontro Nacional de Veículos Elétricos, o maior evento nacional dedicado à mobilidade elétrica, e cuja 12ª edição foi coorganizada entre a UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, o Município de Oeiras e a Parques Tejo.
Na manhã do primeiro dia teve lugar o ato inaugural, conduzido pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, que após proceder, simbolicamente, à ligação da tomada inaugural do evento, felicitou a organização por organizar um evento de grande dimensão “a que os portugueses devem vir, para que possam ficar mais esclarecidos sobre a mobilidade elétrica”, visitando os vários stands existentes e esclarecendo aí as suas várias questões sobre soluções de carregamento, benefícios de meios suaves de mobilidade, e também com os test drive das várias marcas aí presentes.
Após abertura formal do ENVE, além de cumprimentarem muitos dos presentes nos stands das várias marcas, realizaram também uma viagem experimental em veículo autónomo, pela primeira vez em Portugal, produzido em cooperação entre as empresas turcas Karsan e Adastec. Este foi, aliás, um dos principais pontos de atração do ENVE 2024, no qual viajaram dezenas de participantes.
Para Ali Ishan Danisman, CCO da Adastec, o ENVE revelou-se como um sucesso na apresentação das tecnologias que se encontram a desenvolver ao nível dos veículos autónomos “porque as pessoas têm curiosidade, fazem perguntas e ficam entusiasmadas com a ideia de que, dentro de alguns anos, autocarros como aquele que revelamos possam ser uma realidade diária nas cidades”.
Durante o ENVE 2024, para lá das várias atividades para toda a família, promovidas pelas empresas participantes, realizaram-se também várias talks e mesas redondas no ENVE Lounge, entre elas a “Tertúlia Elétrica: Transportes Públicos”, no fim da tarde de sábado, e na qual o presidente da Parques Tejo, Rui Rei, apresentou a estratégia que se encontra a ser seguida por Oeiras ao nível da criação de eixos estruturantes de transporte público em sítio próprio.
Já no final do segundo dia, ao encerrar o ENVE, Pedro Faria, presidente da Direção da UVE, agradeceu à Câmara Municipal e à Parques Tejo o empenho demonstrado para que o evento se realizasse, sublinhando que esta 12ª edição do ENVE foi marcada por vários recordes, com um total de 97 expositores, 120 marcas presentes, e pela primeira vez, com mais de mil carros elétricos com entrada registada no recinto, excedendo largamente a objetivo de atingir os 3 mil participantes.
Aquando do encerramento, Pedro Faria anunciou em conjunto com Rui Rei que a 13ª edição do ENVE, em 2025, irá também ela decorrer no Passeio Marítimo de Algés, aproveitando as extensas potencialidades que o espaço oferece para as empresas e entidades participantes, naquela que será a primeira vez que, por dois anos consecutivos, o ENVE se realizará no mesmo município.
Agradecemos a todos os voluntários e empresas envolvidos na organização do ENVE, bem como aos milhares de participantes que mostraram, ao longo dos últimos dois dias, que Oeiras é o verdadeiro centro da mobilidade elétrica em Portugal.
PR