Dados de alto valor sobre mobilidade multimodal em discussão na GMC

16 novembro 2024
2min.

O National Geographic Institute (IGN) e o National Center for Geographic Information (CNIG) regressam à Global Mobility Call para aproximar o conjunto de dados geoespaciais que compõem a Infraestrutura de Transporte Digital

---

De 19 a 21 de outubro, na Chamada de Mobilidade Global, organizada pela IFEMA MADRID em conjunto com a Smobhub, o Instituto Geográfico Nacional terá um espaço de exposição conjunto com o Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável. Além disso, o IGN incentiva os participantes a participarem na próxima reunião, onde participará a diretora adjunta de Cartografia, Alicia González Jiménez.

A sessão ocorrerá na terça-feira (11h40) com a mesa redonda - Planeamento de mobilidade inteligente: projetando espaços urbanos mais habitáveis. A moderadora será Marta Alonso, diretora geral de Gestão e Vigilância do Tráfego da Câmara Municipal de Madrid.

O IGR-RT é o conjunto de dados geoespaciais de maior resolução e de âmbito nacional, de acordo com a Diretiva INSPIRE, que consiste nos modos de transporte rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo e de rede de cabos e suas conexões intermodais. Por conseguinte, trata-se de um conjunto de dados de elevado valor no domínio da mobilidade, de acordo com a classificação especificada no Regulamento de Execução (UE) 2023/138.

A reutilização desta informação pública de acesso aberto tem um elevado potencial de retorno social e económico para a sociedade, dada a natureza dos transportes como espinha dorsal do território e fator condicionante da atividade económica e do acesso dos cidadãos aos serviços públicos.

A partir do Projeto Rede de Transporte de Alta Definição, aplicação de algoritmos de IA de aprendizagem profunda (Deep Learning) em imagens do Plano Nacional.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.