De 19 a 21 de outubro, na Chamada de Mobilidade Global, organizada pela IFEMA MADRID em conjunto com a Smobhub, o Instituto Geográfico Nacional terá um espaço de exposição conjunto com o Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável. Além disso, o IGN incentiva os participantes a participarem na próxima reunião, onde participará a diretora adjunta de Cartografia, Alicia González Jiménez.
A sessão ocorrerá na terça-feira (11h40) com a mesa redonda - Planeamento de mobilidade inteligente: projetando espaços urbanos mais habitáveis. A moderadora será Marta Alonso, diretora geral de Gestão e Vigilância do Tráfego da Câmara Municipal de Madrid.
O IGR-RT é o conjunto de dados geoespaciais de maior resolução e de âmbito nacional, de acordo com a Diretiva INSPIRE, que consiste nos modos de transporte rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo e de rede de cabos e suas conexões intermodais. Por conseguinte, trata-se de um conjunto de dados de elevado valor no domínio da mobilidade, de acordo com a classificação especificada no Regulamento de Execução (UE) 2023/138.
A reutilização desta informação pública de acesso aberto tem um elevado potencial de retorno social e económico para a sociedade, dada a natureza dos transportes como espinha dorsal do território e fator condicionante da atividade económica e do acesso dos cidadãos aos serviços públicos.
A partir do Projeto Rede de Transporte de Alta Definição, aplicação de algoritmos de IA de aprendizagem profunda (Deep Learning) em imagens do Plano Nacional.
PR