IP acolhe testes finais do projeto RADIUS de segurança ferroviária

24 julho 2024
2min.

O objetivo do projeto é desenvolver uma tecnologia de drones para apoiar a monitorização dos equipamentos de sinalização críticos para a segurança ferroviária e para realizar inspeção e manutenção sem intervenção humana.

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O projeto RADIUS está a ser desenvolvido por uma equipa multidisciplinar que engloba colaboradores da Direção de Sistemas de Informação, Direção de Asset Management, Direção da Rede Ferroviária e Direção de Sustentabilidade e Inovação e a Infraestruturas de Portugal (IP) tem uma participação transversal desde a definição de especificações, a indicação de ativos, a caracterização de condições de utilização e a disponibilização desses ativos para os ensaios e validação de soluções.

A realização dos testes e ensaios de avaliação e validação dos protótipos ficaram sob responsabilidade da IP – atividades incluídas no pacote de trabalhos número 7: teste e validação em laboratório e na infraestrutura.

Os testes finais de demonstração do projeto RADIUS decorreram no dia 18 de julho, na estação de Ourique - Linha do Alentejo - e contaram com a presença de elementos de todos os parceiros do projeto.

Antes da realização dos voos realizou-se uma apresentação dos objetivos, dos desenvolvimentos técnicos e dos resultados obtidos. Para os voos de demonstração foi utilizado um drone da frota da IP, nomeadamente um DJI Matrice 300 RTK. Este drone encontra-se equipado com um sistema de comando e controlo desenvolvido pelo projeto. A unidade de comando remoto - desenvolvida no âmbito do projeto - permite um comando e controlo mais preciso e eficiente possibilitando a realização de missões pré-definidas.

Em paralelo desenvolveu-se uma estação de resguardo e abastecimento que permite guardar o drone em segurança e realizar o carregamento das baterias.

A analise automática das imagens recolhidas durante as missões recorre a algoritmos de Inteligência Artificial (AI) e machine learning permitindo a identificação de defeitos e anomalias nos ativos selecionados, diminuindo as necessidades de inspeção com pessoas no terreno, otimizando as equipas e diminuindo o risco de acidentes.

Prevê-se a conclusão do projeto em outubro de 2024 e pode-se desde já considerar que os objetivos foram amplamente atingidos, demonstrando a viabilidade das soluções propostas e abrindo novas possibilidades futuras.

PR


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