CaetanoBus vai fornecer 10 autocarros a hidrogénio a Viena

01 março 2024
4min.

A companhia de transportes urbanos da capital austríaca vai tirar partida da infraestrutura de hidrogénio já existente para assegurar uma transição suave para transportes públicos sem emissões

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A Wiener Linien vai introduzir dez autocarros movidos a hidrogénio na linha urbana dos transportes públicos de Viena, até ao final de 2025. Após um processo de concurso europeu, a portuguesa CaetanoBus, em colaboração com a Toyota, foi a empresa vencedora do concurso para o fornecimento dos autocarros H2.City Gold.

Com a inauguração de um novo Centro de Excelência para a eletromobilidade, na semana passada, e a transição completa de duas linhas de autocarros para autocarros eléctricos, a Wiener Linien está agora a concentrar-se em soluções movidas a hidrogénio para promover os seus objetivos de sustentabilidade.

Os autocarros H2.City Gold, cada um com 12 metros de comprimento e equipados com a tecnologia de células de combustível da Toyota, serão reabastecidos na estação de hidrogénio da Wien Energie e da Wiener Netze, localizada na estação de autocarros de Leopoldau. Tirando partido da infraestrutura de hidrogénio existente, a Wiener Linien pretende integrar sem problemas os autocarros a hidrogénio nas suas operações, assegurando uma transição suave para transportes públicos sem emissões.

A Wiener Linien irá mudar completamente para autocarros a hidrogénio na exigente linha 39A entre Heiligenstadt e Sievering. Devido aos declives, às curtas distâncias entre paragens e ao elevado volume de passageiros, esta é uma das linhas mais exigentes da cidade, razão pela qual os autocarros a hidrogénio são particularmente adequados para estas rotas.

O operador salienta que "originalmente, os autocarros H2 foram postos a concurso juntamente com os autocarros eléctricos. Após testes intensivos com um autocarro H2 do melhor proponente na altura, verificou-se que este veículo não era o ideal para a utilização exigente no sistema de transportes urbanos de Viena. Por conseguinte, a Wiener Linien lançou imediatamente um novo concurso para a aquisição dos dez autocarros a hidrogénio. Este está agora concluído e a linha 39A pode ser convertida em autocarros H2 até ao final de 2025″.

Estratégia de transição

Peter Hanke, Conselheiro Municipal de Viena para os Transportes Públicos, afirma: "Em Viena, uma cidade pioneira na ação climática, a transição da nossa frota de autocarros para uma propulsão sem emissões está a progredir rapidamente. Enquanto grandes autocarros eléctricos já estão em funcionamento na parte sul da cidade, dez autocarros a hidrogénio seguir-se-ão no próximo ano na parte norte. Juntamente com o Ministério da Proteção do Clima e a UE, estamos a investir cerca de 90 milhões de euros na aquisição de autocarros eléctricos e a hidrogénio e no desenvolvimento de infra-estruturas - uma prova da colaboração europeia bem sucedida para um futuro amigo do ambiente."

Monika Unterholzner, Vice-presidente do Conselho de Administração da Wiener Stadtwerke, sublinhou o significado estratégico da iniciativa, afirmando: "Com a aquisição de dez autocarros a hidrogénio, estamos a atingir outro marco na nossa estratégia para o hidrogénio. O nosso objetivo é cobrir toda a cadeia de valor, desde a produção de hidrogénio verde até ao transporte, reabastecimento e utilização - tudo no âmbito do Vienna Utilities Group."

Para o diretor-geral da Wiener Linien, Gudrun Senk, “ao contrário dos autocarros eléctricos, que têm mais autonomia no verão do que no inverno, as condições de calor são mais difíceis para os autocarros H2. A nossa ambição é elevada e o autocarro urbano Caetano revelou-se muito bem sucedido nos nossos testes. No futuro, levará os nossos passageiros pela cidade com zero emissões, de forma silenciosa e limpa."


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