Porto quer novo transporte público onde a STCP não chega

08 abril 2024
3min.

O executivo da Câmara Municipal do Porto vota a implementação durante seis meses do projeto-piloto desenvolvido pela STCP Serviços chamado “+perto”.

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O Porto quer implementar um novo transporte público em zonas da cidade até onde a STCP não vai. A ideia é que uma pessoa que se encontre numa zona da cidade pouco servida de linhas de autocarro possa ‘agendar’ um táxi que a leve até pontos dentro do concelho que a autarquia predefiniu. Mas como é que vai funcionar este transporte público feito a pedido?

O executivo da Câmara Municipal do Porto vota a implementação durante seis meses do projeto-piloto desenvolvido pela STCP Serviços chamado “+perto”. A proposta é assinada por Rui Moreira e explica que este modelo de transporte serve para “assegurar que a rede de transporte chega a zonas onde, por razões que se prendem com a largura da via e a dimensão do autocarro, é impossível o seu acesso, mas onde existe procura potencial”.

Não existem horários pré-estabelecidos e as viagens são feitas entre 50 locais da cidade já predefinidos, até uma distância máxima de 2,5km. A prestação deste serviços vai ser realizada por operadores de táxi do contingente do município do Porto. Em cada viagem pode ir um máximo de três pessoas e o objetivo é otimizar percursos, horários e pontos predefinidos com base nos pedidos dos utilizadores. Mas vamos por pontos.

Quem é que pode usufruir deste serviço?
Residentes no Porto que sejam titulares do Cartão Porto. Se o utilizador tiver uma idade inferior a 14 anos, deve ser acompanhado por um adulto titular do c
Cartão Porto.

Como é que se solicita uma viagem do serviço “+perto”?
O serviço pode ser solicitado através da plataforma www.mais-perto.pt, ou do número dedicado: 939 955 263 até 4 horas antes da data e período horário pretendido.

Quanto custa uma viagem?
A viagem tem o valor fixo de 1€. O pagamento deste serviço é feito no momento em que se marca a viagem. O pagamento pode ser feito através de: Cartão de Crédito, MBWay ou Referência Multibanco.

Em que pontos da cidade pode-se solicitar o serviço?
Existem pontos predefinidos localizados na cidade do Porto. São 50 locais e podem ser consultados em www.mais-perto.pt ou emm www.stcpservicos.pt

É necessário apresentar um comprovativo para efetuar a viagem?
No início da viagem todos os utilizadores têm de apresentar o Cartão Porto.

O serviço fica disponível a partir do dia 10 de abril. Durante seis meses estará em fase de teste. "Terminado o prazo de seis meses do projeto-piloto e recolhida toda a informação sobre a exploração do transporte a pedido, a STCP Serviços avaliará as condições e requisitos necessários para a ponderação de formação de um procedimento de contratualização", esclarece a autarquia.

As soluções de pagamento são suportadas pela SIBS Payment Gateway (#MBWAY) , e dão mais um passo na digitalização da mobilidade urbana.


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