Dando cumprimento à Portaria n.º 410/2024/2, de 21 de março, foi assinado, a 15 de julho de 2024, o protocolo entre a Câmara Municipal de Almada, o Metropolitano de Lisboa E.P.E. e a TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa, E.M.T, SA) para a elaboração do projeto de expansão do Metro até à Costa da Caparica e Trafaria, passando por Santo António e São João.
O novo traçado proposto pela Câmara Municipal de Almada é um passo significativo na melhoria do transporte público, oferecendo uma alternativa rápida, eficiente e ecológica aos habitantes e visitantes destas zonas costeiras. Este novo troço, que acrescentará mais cerca de 6,6 quilómetros à atual rede, e que permitirá uma ligação direta ao transporte fluvial e visa reduzir a dependência do transporte individual, respondendo assim ao compromisso de Portugal de atingir a neutralidade carbónica em 2050.
Relativamente à redução do tráfego rodoviário, espera-se uma diminuição significativa do tráfego automóvel nas principais vias de acesso à Costa da Caparica e Trafaria, contribuindo para um ambiente mais limpo e menos congestionado. O projeto vai proporcionar um acesso mais fácil e rápido às praias da Costa da Caparica, beneficiando residentes, turistas e promovendo o turismo local. Este novo troço, que passará a servir também as zonas habitacionais de Santo António e São João, será também um incentivo ao desenvolvimento económico da região, atraindo novos negócios e oportunidades de emprego.
Estudos técnicos
O protocolo de colaboração tem por objeto definir os termos e condições de cooperação a estabelecer entre as partes tendo em vista o estudo, planeamento e concretização do projeto de extensão do Metro Sul do Tejo, designadamente no que se refere ao seu objeto, custos, faseamento e definição do traçado.
No âmbito do protocolo, cabe ao Metropolitano de Lisboa a Gestão do Projeto, estabelecendo e assegurando a colaboração entre as partes; desenvolver e/ou promover o relatório de diagnóstico; fazer a avaliação da viabilidade técnica-económica do traçado de referência e a realização de serviços de cartografia e de topografia, entre outros.
A Câmara Municipal de Almada ficará responsável por estabelecer as condições de inserção urbana do novo traçado, no território sob sua tutela administrativa, particularmente de harmonização com as áreas urbanas abrangidas pelo novo troço.
À TML caberá assegurar a articulação e gestão do projeto de expansão do Metro Sul do Tejo até à Costa de Caparica, abrangendo os estudos sobre tráfego e procura, bem como a harmonização das opções de transporte público com os demais modos de transporte e tarifário no contexto da Área Metropolitana de Lisboa.
Esta iniciativa visa garantir infraestruturas de conectividade regional, potenciando a máxima eficiência e eficácia do serviço público de transporte de passageiros no seu conjunto.
PR