Em 2025, fará dez anos que a Área Metropolitana de Lisboa (AML) assumiu competências de Autoridade de Transporte, com a publicação da Lei n.º 52/2015. Em setembro, nos dias 18 e 20, todos os cidadãos são convidados a participar nas sessões de apresentação pública da caracterização e diagnóstico do PMMUS, descrito pelo primeiro-secretário da AML, Carlos Humberto de Carvalho, “um Plano chapéu, que faz um diagnóstico aprofundado, agrega todo o conhecimento e ferramentas do sistema, avalia e define políticas e medidas, determina e quantifica objetivos, e cria novos mecanismos de monitorização, atualização e revisão.”
Estas sessões representam uma oportunidade única para conhecer o sistema atual de mobilidade da AML e contribuir com ideias e sugestões essenciais para o desenvolvimento do Plano.
No dia 19 de setembro, a sessão acontecerá no município de Almada, pelas 14h30, no Auditório CGD da Faculdade Ciências e Tecnologia da UNL, no Monte da Caparica, para os municípios da Margem Sul e outras entidades.
No dia 20 de setembro, pelas 10h, no município de Sintra, na Sala Acácio Barreiros do Centro Cultural Olga Cadaval, para os municípios da Margem Norte e outras entidades.