O Mercedes-Benz EQS SUV foi eleito pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) o veículo elétrico do ano, segundo as preferências de um universo de 50.057 votantes que participaram na iniciativa, realizada ao longo de 2023, na plataforma online do clube, e após a realização de test-drives às viaturas a concurso.
O Mercedes-Benz EQS SUV também liderou a tabela da categoria Premium, enquanto que o Peugeot e-2008 (Crossover/SUV), Citroën DS3 e-Tense (Citadinos/Utilitários) e o Tesla Model 3 (Familiares) destacaram-se nas demais categorias.
Na cerimónia da entrega de prémios, realizada na sede do ACP, em Lisboa, foi ainda anunciado que a edição de 2024 terá inscrições abertas em abril. No âmbito do mesmo concurso foram conhecidos os vencedores de outros dois prémios em disputa, nas categorias Desporto e Mobilidade, ganhos respetivamente pela dupla Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, que se destacou no Campeonato de Portugal (ralis) de Novas Energias, e pela Mobi.E, entidade gestora da rede pública de carregadores de veículos elétricos.
Associados à iniciativa do ACP estiveram também a Valorcar, a Mobi.E e a BP.