Amadora em destaque nos Prémios Europeus de Mobilidade Urbana

14 fevereiro 2024
2min.

A cidade vencedora será anunciada numa cerimónia que terá lugar em Bruxelas, a 14 de março

---

As cidades da Amadora, Budapeste, na Hungria e Innsbruck, na Áustria, foram selecionados como finalistas para os prémios da Semana Europeia da Mobilidade, que destacam a sensibilização e a gestão da mobilidade no domínio da sustentabilidade urbana, e que são atribuídos em reconhecimento das atividades realizadas em 2023. A cidade vencedora será anunciada numa cerimónia que terá lugar em Bruxelas, a 14 de março.

De acordo com o comunicado da organização, a cidade da Amadora destacou-se por ter estabelecido parcerias com outras autoridades locais e regionais, incluindo a Área Metropolitana de Lisboa, com marcas como a IKEA e a Decathlon, e com campanhas à escala europeia, como a Kidical Mass, para promover as deslocações a pé, de bicicleta e de transportes públicos. As atividades e o lançamento de medidas permanentes (como a criação de uma rede de ciclovias interurbanas) foram transmitidas em estações de televisão e rádio locais, além de serem amplamente partilhadas em plataformas de redes sociais.

Budapeste (Hungria) teve um ambicioso fim-de-semana sem carros (16/17 de setembro), com 10 mil participantes e atividades para crianças e adultos, e um Dia sem Carros (22 de setembro) durante o qual o Presidente da Câmara de Budapeste revelou os planos para a construção de uma nova zona sem carros, amiga dos peões, na margem do Danúbio. Foram também organizados eventos sobre como "poupar energia" no setor dos transportes, a par de uma estreita cooperação com a cidade de Viena (Áustria) para promover as melhores práticas em matéria de políticas de deslocação a pé e de bicicleta.

Já a cidade de Innsbruck enfatizou o tema de 2023 'Save Energy' (poupar energia) de todos os ângulos. A cidade promoveu a economia de energia ao permitir que os assinantes de transporte público viajassem com até três amigos, ao sediar um evento sobre os aspetos práticos da mobilidade elétrica e ao oferecer aluguer gratuito de bicicletas da cidade no Dia Mundial Sem Carros. Innsbruck também se concentrou em mudar o espaço de carros para pessoas, abrindo vagas de estacionamento para uso de peões numa praça central e a ação foi tão popular que se estendeu por várias semanas.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.