O Smart Travel foi lançado em 2014, em Trás-os-Montes onde se sediou (em Bragança até 2019). A partir da pandemia, o Smart Travel reconfigurou-se e começou a trilhar novos destinos, novos palcos, levando os melhores conteúdos, os melhores oradores internacionais e nacionais para lançar as sementes de criatividade, inteligência e outros tópicos necessários para o desenvolvimento sustentável.
Assim, em 2024, sob a organização da Câmara Municipal da Mealhada, o Smart Travel decorrerá na região centro do país, na Mealhada e no Luso onde, durante dois dias, se irão debater temáticas diversas e experienciar muito do que aquela zona tem de melhor.
O primeiro dia do evento será de visita por alguns locais de interesse do concelho da Mealhada, identificando potencial para investimento e também interesse cultural, gastronómico e turístico.
No final da tarde haverá tempo para a abertura oficial do evento com a presença de dois oradores que irão lançar o mote para refletirmos sobre o futuro das cidades e territórios. O professor de Filosofia José Alves Jana falará sobre a necessidade de “regressarmos urgentemente à Polis”. Por outro lado, Jorge Saraiva irá colocar em perspetiva as diversas correntes de inteligência dos dias de hoje.
O segundo dia do Smart Travel será a conferência com oradores internacionais e três painéis. Entre os oradores convidados, destacam-se Olga Dzieciątkowska (Smart City Poznan), Jaeyeon Choe (Professora e Investigadora na Glasgow Caledonian University no Reino Unido) e Joe Appleton (Jornalista, comunicador e Storyteller). Entre os oradores nacionais, destaque para Cristóvão Monteiro, Paula Teles, Hélder Bruno, Ricardo Martins, entre outros.
Além dos oradores internacionais e nacionais, o Smart Travel terá três painéis. O primeiro, dedicado às cidades; o segundo, dedicado às tecnologias, ferramentas e serviços orientados para as cidades e para os destinos, Inovação, criatividade, sustentabilidade, os pilares de um futuro mais inteligente; o terceiro, dedicado ao turismo, bem-estar, urbanismo e estratégias e desenvolvimento para moldar as cidades e os territórios não apenas fisicamente, mas também influenciar emocionalmente e com acentuada carga positiva os cidadãos que as habitam.
Estão assim reunidos os ingredientes para mais um evento de qualidade ímpar em Portugal que reúne cidades, territórios, investigadores e académicos e também empresas, startups ligadas às smart cities, mas também ao turismo e destinos inteligentes.