“De pequenino se torce o pepino” é um provérbio português que ilustra bem a motivação da CP – Comboios de Portugal para lançar o Passaporte Infantil, iniciativa inédita no país. “Queremos sensibilizar e fidelizar as crianças para o uso do comboio desde tenra idade, promovendo hábitos de mobilidade sustentável”, explicou, o presidente da CP, Pedro Moreira, na apresentação do projeto, iniciativa que assinalou o Dia Mundial da Criança, na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa.
"O comboio é um dos meios de transporte mais seguros, e queremos que as famílias se sintam tranquilas ao escolher este modo de viagem, tornando cada uma numa experiência memorável. Estamos a ensinar às novas gerações a importância da sustentabilidade e a adoção de práticas amigas do ambiente”, referiu Pedro Moreira, acrescentando ainda que o Passaporte Infantil “é uma forma de educar e inspirar as crianças sobre o transporte ferroviário e a sua história".
"Este é um passo importante para a CP e estamos confiantes de que será um grande sucesso. Continuamos comprometidos em proporcionar um serviço de qualidade, seguro e sustentável para todos os nossos passageiros", enfatizou o presidente da CP.
A secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, marcou presença na iniciativa e elogiou o projeto. “É importante trazermos as crianças para dentro do comboio e devemos dar os parabéns à CP por criar condições para que os mais jovens escolham os transportes mais sustentáveis”, disse. A governante caracterizou ainda este passaporte como “uma ideia fantástica”, que vai permitir às crianças “realizar uma viagem de sonho e entrar na cabina de um Alfa Pendular”.
Prémio: Uma viagem dupla em Alfa Pendular
O Passaporte Infantil é gratuito e destina-se a todas as crianças até aos 12 anos. O objetivo é incentivar os mais pequenos a descobrir o prazer e as vantagens de viajar de comboio e estará disponível para levantamento em todas as estações com bilheteiras em funcionamento.
Ao viajar nos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Inter-Regional ou Regional, as crianças vão poder carimbar o passaporte, quer ao adquirir os bilhetes quer apresentando-os depois, se comprados previamente ou online. Após 10 carimbos, ganham uma viagem dupla num comboio Alfa Pendular, com direito a uma visita exclusiva à cabina de condução, que promete ser uma experiência memorável.
Este projeto quer promover o comboio como um dos meios de transporte mais seguros e ensinar que viajar de comboio contribui significativamente para a redução da pegada ecológica. Além disso, cada página do passaporte apresenta uma curiosidade sobre os comboios e o transporte ferroviário, tornando cada viagem uma oportunidade de aprendizagem.
“Esperamos que esta iniciativa tenha um impacto positivo tanto nas crianças como nas suas famílias. Ao incentivar a utilização do comboio desde cedo, estamos a construir uma base de clientes futuros que valoriza a segurança, a sustentabilidade e a eficiência do transporte ferroviário”, salienta Pedro Moreira.
PR