A Interoperabilidade Ferroviária em debate na ADFERSIT

18 junho 2024
2min.

As orientações do Sistema Europeu de Gestão de Tráfego Ferroviário (ERTMS) e a situação portuguesa estarão em discussão em mais uma sessão da ADFERSIT Talks

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É já no dia 20 de junho, a partir das 18h que se realiza mais uma sessão da ADFERSIT Talks, na sede da associação, em Lisboa, sita na Av. Fontes Pereira de Melo, Estação de Metropolitano de Picoas (Átrio Norte), loja 2, subordinada ao tema a “Interoperabilidade Ferroviária: as orientações do ERTMS e a situação portuguesa”.

Participam nesta sessão, integrada no plano de Seminário de 2024 da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transporte, Acúrcio dos Santos - presidente do Conselho Estratégico da ADFERSIT (moderador), tendo como oradores João Gaspar – ERA-European Union Agency for Railways - Project Officer - Monitoring, Analysis, Research and Stakeholders Unit, Patrícia Catarrinho – IP – Infraestruturas de Portugal - diretora do Departamento de Negócio Ferroviário, Alexandra Fonseca – Hitachi Rail - Head of RAMS in Portugal e José Ramalho - Siemens Mobility – diretor de Engenharia.

Implementação na Europa

De acordo com deliberações da UE, encontra-se em implementação em toda a Europa o sistema ERTMS - European Rail Traffic Management System, que pretende obter a harmonização dos sistemas de controlo, comando, sinalização e telecomunicações da rede ferroviária europeia RTE-T, permitindo que a infraestrutura e o material circulante nos quais está instalado, sejam considerados interoperáveis, facilitando a operação transfronteiriça, aumentando a capacidade da infraestrutura e a velocidade comercial dos comboios e assim a competitividade dos caminhos de ferro europeus.

Segundo a ADFERSIT, interessa pois analisar a evolução da implementação deste sistema, em três vertentes: a) a vertente normativa que contempla todo o conjunto recomendações feitas aos estados membros pela UE; b) o Plano Estratégico de Implementação do Sistema ERTMS em Portugal e o seu desenvolvimento; c) o envolvimento da indústria nacional na produção e instalação dos equipamentos ETCS da via e do material circulante e o desenvolvimento do Módulo Específico de Transmissão (STM) que garantirá a transição do sistema CONVEL para o sistema ETCS N2.

A participação é gratuita, mas a inscrição (presencial ou online) é obrigatória. Informações através de email para [email protected].

PR


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