Verne é uma abordagem redefinida para a mobilidade urbana autónoma, fundada por Mate Rimac e por dois dos seus colegas e amigos mais próximos do Grupo Rimac - Marko Pejković, agora CEO da Verne, e Adriano Mudri, designer da Nevera e diretor de design da Verne. O evento de inauguração foi realizado no novo Campus da Rimac, nos arredores de Zagreb. Os três fundadores mostraram um design de veículo autónomo radicalmente diferente e as funcionalidades que o futuro serviço de mobilidade terá. O novo serviço e seu ecossistema são baseados em três elementos-chave: um veículo elétrico totalmente autónomo, um aplicativo sob medida e infraestrutura especializada. O primeiro serviço será lançado em Zagreb, capital da Croácia, em 2026.
O novo ecossistema de mobilidade urbana autónoma é baseado em três elementos-chave:
Veículo elétrico totalmente autónomo - o veículo é construído sobre uma plataforma completamente nova projetada em torno da segurança e conforto, projetada exclusivamente para direção autónoma usando a plataforma Mobileye Drive. Ele foi completamente repensado, concebido, projetado e projetado como um veículo autónomo seguro e confortável. Construído do zero, é livre dos compromissos e desvantagens necessários no uso de uma plataforma legada construída para a condução humana.
Plataforma de serviço de mobilidade (MSP) - é uma releitura do aplicativo de viagem partilhada e da plataforma de mobilidade. Os clientes podem personalizar as configurações do veículo via aplicativo antes de pedir uma viagem. Dessa forma, o veículo será definido exatamente como o cliente gosta, com o conforto, iluminação, temperatura e até mesmo aroma. Mesmo que o cliente nunca seja dono do veículo, ele será adaptado para se sentir como seu. No backend, Verne usa todos os benefícios que uma frota conectada autónoma oferece para fazer o serviço funcionar sem problemas e com eficiência em todas as cidades.
Infraestrutura - em cada cidade onde Verne vai operar, haverá uma infraestrutura especializada chamada "Nave Mãe". É um local onde os veículos Verne serão inspecionados, mantidos, limpos e carregados diariamente. Isso garante que o cliente sempre tenha um veículo seguro e limpo.
Além disso, a Verne está construindo a sua primeira unidade de produção na Croácia para produzir veículos elétricos autónomos que serão implantados em todo o mundo.
Novo nome - Verne
Adriano Mudri, Chief Design Officer (CDO) da Verne, anunciou uma nova marca: "Foi complicado encontrar o nome certo para a nossa nova empreitada que se encaixa na visão. Demos o nome de Júlio Verne, o famoso autor, que se diz ser "o homem que inventou o futuro". Assim como ele usou o tema das viagens como força motriz em sua narrativa, nós o usamos como inspiração para moldar um futuro repleto de inovação imaginativa e realização tangível. A sua fé no futuro e o seu espírito despertaram a curiosidade em gerações de cientistas e exploradores. Tornar possíveis coisas que às vezes parecem impossíveis."
Na Verne acredita-se que não se trata de ser o primeiro, mas de criar a experiência perfeita para o cliente, onde se pretende fazer a diferença com uma abordagem holística integrada, que é projetada em torno da melhor experiência possível. O cofundador da Verne, Mate Rimac, explica: "O resultado final seria a melhor experiência de mobilidade possível para todos. Isso significa que cada cliente terá um serviço melhor do que o melhor serviço de mobilidade desfrutado pelos muito ricos, através do serviço que é acessível para todos. Você terá um motorista seguro e confiável, um veículo com mais espaço interno e conforto do que as melhores limusines de hoje, e um serviço que será adaptado às suas necessidades de todas as maneiras possíveis. O serviço também proporcionará aos clientes muito mais do que apenas o transporte do ponto A ao ponto B.
Verne transformará o tempo de viagem numa oportunidade de crescimento pessoal, descoberta e prazer. Em essência, enriquecendo vidas em cada jornada que você faz".
Condução autónoma – Mobileye
A cooperação com a Mobileye, líder mundial em autonomia, permite as capacidades autónomas de Verne. O veículo será totalmente autónomo, sem volante ou pedais, com um sistema capaz de se movimentar em tráfego urbano dinâmico. Nos últimos anos, a empresa tem cooperado com a Mobileye. A plataforma avançada de AD da Mobileye Drive será integrada ao veículo Verne e, juntamente com um sofisticado conjunto de sensores de câmaras, radar e LIDAR habilitarão os recursos de direção automatizada. A plataforma foi projetada para ser altamente flexível e escalável, para atender às procuras de condução autónoma em variados locais, em diferentes tipos de estrada, sob diferentes condições climáticas e até mesmo levando em conta estilos de condução locais, dentro de seus domínios de design operacional. Tudo isso é crucial para os planos de lançamento futuro da Verne.
PR