A Associação para a Promoção Solidária da Sustentabilidade na Mobilidade Humana – EcoMood Portugal irá promover a Semana Europeia da Mobilidade, que em Portugal será de 8 de setembro a 13 de outubro, e que tem como objetivos principais melhorar a qualidade melhorar a qualidade de vida urbana e promover infraestruturas centradas nas pessoas, complementar outras iniciativas promovidas pela União Europeia, como o REPowerEU e o Acordo Verde Europeu. Tem também como propósito facilitar a utilização de modos de transporte mais limpos e promover mudanças comportamentais, fornecendo infraestruturas, redes, condições e destinos adequados para a mobilidade ativa e o transporte público. A EUROTRANSPORTE e EMOBILIDADE+ voltam a ser media partners da iniciativa.
Desta vez, o tema europeu é Espaços Públicos Partilhados, o que coincide com muito do que a Ecomood tem destacado na sua atividade de promoção de mentalidades, comportamentos e soluções sustentáveis ao longo dos últimos anos. A Ecomood anunciou que vai adotar o formato do programa de 2023, que levou as suas atividades registadas na European Mobility Week de norte a sul de Portugal, em colaboração com diversos municípios e outras entidades.
Uma das parcerias renovadas é com a a Prio, o que acontece pelo sétimo ano consecutivo, e que para além de apoiar as ações de EcoVoltas, com os Ecokart Twin de dois lugares, e também os KidsKarts, as viaturas elétricas utilizadas para as deslocações serão abastecidas com o Cartão PRIO Electric.
Segundo Carlos Ferraz, e-Mobility Director da Prio e presidente da APOCME, "temos no nosso ADN a sustentabilidade e assumimos como uma responsabilidade o apoio a iniciativas que promovam a transição energética e a descarbonização dos transportes."
Já nas palavras de António Gonçalves Pereira, coordenador da EcoMood Portugal, "a PRIO é um dos nossos mais antigos parceiros, ainda dos tempos da Ecokart Portugal. A renovação do seu apoio a mais esta nossa Semana Europeia da Mobilidade, a 9ª em que participamos, é um orgulho e certamente sinal de que temos feito um bom trabalho, nesta nossa missão social de promover a mobilidade sustentável e integrada, de que a vertente elétrica é, sem dúvida, um dos pilares."
Durante aquela semana, perto de 3.000 vilas e cidades incentivam a mudança de comportamentos a favor da mobilidade ativa, do transporte público e doutras soluções de transporte limpas e inteligentes, organizando atividades de consciencialização e eventos com as partes interessadas locais.