A Siemens vai apoiar a Cabelte, fabricante de cabos de energia e telecomunicações, no processo de descarbonização da sua atividade, com a implementação de uma solução pioneira em Portugal na indústria dos cabos.
O projeto, que foi comparticipado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem conclusão prevista em setembro de 2026, prevê a substituição dos motores e variadores elétricos de todas as linhas de produção da Cabelte e a instalação de um novo sistema de gestão de energia. As soluções da Siemens vão permitir à empresa aumentar a produtividade, reduzir o consumo de energia e os custos de manutenção.
Além disso, o acordo entre as duas empresas prevê o apoio técnico da Siemens, o que permitirá à Cabelte o desenvolvimento e a aplicação de novas soluções tecnológicas. O projeto em causa pode ser replicado noutras indústrias, contribuindo para modernizar, digitalizar e descarbonizar o tecido industrial português.
A parceria entre a Siemens e a Cabelte vai além deste projeto em concreto, tendo as empresas assinado um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês), que reforça a cooperação entre ambas para a transformação digital e transição energética da Cabelte. Esta união é reflexo de uma estratégia mais alargada da Cabelte para descarbonizar a operação e reforça o compromisso das duas empresas em trabalhar em conjunto na implementação de soluções que preparam a indústria para um futuro mais descarbonizado, sustentável e energeticamente eficiente.
Neste sentido, o MoU prevê o desenvolvimento de três áreas distintas. Na área da eficiência energética, o desenvolvimento, entre outras, de soluções e sistemas para infraestruturas inteligentes, como sejam a gestão de edifícios, comunidades energéticas e implementação de micro-redes ou ainda a gestão de carga e integração de soluções de mobilidade elétrica.
Na componente da digitalização, em foco estará a otimização e automatização dos processos de produção com recurso a soluções de Internet Industrial das Coisas (IIoT, na sigla inglesa), Analítica e Gémeos Digitais, bem como a melhoria da eficiência e capacidade operacional.
Por último, o memorando contempla ainda a definição de um roteiro para a descarbonização da Cabelte. “Enquanto empresa tecnológica, a Siemens está focada na transformação do dia a dia das sociedades e diferentes indústrias. Esta parceria resulta de um alinhamento comum quanto à visão de que a tecnologia é sem dúvida uma alavanca na eficiência e sustentabilidade. É com orgulho que apoiamos a Cabelte nesta jornada de transição para uma operação mais produtiva, flexível e sustentável”, afirma Fernando Silva, CEO da Siemens em Portugal. “Este projeto com a Siemens sinaliza mais um passo na estratégia da Cabelte para modernizar e digitalizar as suas operações, tornando-as mais eficientes e descarbonizadas. Com uma forte presença em Portugal, Espanha e nos mercados globais, estamos focados em criar produtos de alta qualidade, tendo como pilares a inovação, excelência e sustentabilidade. A nossa aposta em soluções inovadoras permitirá testar soluções que poderão ser escaladas e replicadas noutras indústrias. A revolução tecnológica está a acontecer e nós estamos no centro dela”, refere Mário
Pais de Sousa, presidente do Conselho de Administração da Cabelte.
O acordo entre as duas empresas foi oficializado no dia 29 de novembro, num evento que contou também com a presença de entidades e empresas alemãs de forte presença em Portugal e de Luís Mira Amaral, engenheiro e antigo ministro da Indústria e Energia.
PR