DB Schenker transporta maior máquina sobre carris do mundo

15 setembro 2020
2min.

A DB Schenker entregou com sucesso quase 200 componentes para a maior máquina montada sobre carris do mundo, com um peso total de 90.000 toneladas de carga, destinados ao projecto South Flank da BHP, na Austrália.

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Este projecto, considerado uma das maiores operações de minério de ferro do mundo, avaliado em 3,6 mil milhões de dólares, localiza-se na região de Pilbara, na Austrália Ocidental. Uma vez montados pelos engenheiros da Thyssenkrupp Mining Technologies, as empilhadoras e escavadoras, totalmente autónomas, transportarão cada uma 20.000 toneladas de minério de ferro por hora, num dos projetos mineiros mais extensos do mundo.

Este transporte especial é documentado no seguinte vídeo: https://youtu.be/HI-CvPLfseU.

Thorsten Meincke, membro do Global Board da DB Schenker, disse: "Estamos orgulhosos de que os principais fornecedores da indústria mundial nos confiem desafios extraordinários de projetos como este. A nossa equipa da Global Projects & Industry Solutions provou mais uma vez a sua expertise em fazer entregas de forma fiável, segura e dentro do prazo previsto".

Zoran Matijevic, Project Director do South Flank da Thyssenkrupp Mining Technologies, disse: "South Flank é um projecto de bandeira em todos os aspectos. O tamanho das máquinas exigiu que a thyssenkrupp ultrapassasse os desafios de vanguarda ao nível da engenharia, logística e construção. Atingimos com sucesso o marco dos 90% de progresso do projecto antes do prazo previsto e estamos ansiosos pela conclusão e entrega igualmente bem-sucedida ao nosso cliente".

25 peritos da unidade de negócios Global Projects & Industry Solutions da DB Schenker em Perth planearam e executaram as soluções de engenharia de transporte marítimo e rodoviário durante mais de dois anos. As peças foram transportadas em três navios, num percurso de 1.770 quilómetros desde o Complexo Marinho Australiano em Henderson, Oeste da Austrália, até Port Hedland. De lá, foram transportadas por reboques e camiões especializados em transporte pesado hidráulico, numa viagem rodoviária de 350 quilómetros até ao local da mina, no deserto de Pilbara. O comboio com a maior combinação de carruagens, de 120 metros, passou por 27 pontes e cinco passagens de nível.

Na mina, as empilhadoras e as escavadoras movem-se até 112 rodas. Cada máquina mede até 106 metros de comprimento, 40 metros de altura e pesa até 2.800 toneladas métricas. A escavadora atinge mais de 12 metros de diâmetro.

 


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