A ideia é tornar a intralogística tão sustentável e neutra quanto possível para o clima. Estes veículos, agora apresentados pela Linde Material Handling não emitem quaisquer emissões durante o funcionamento e não produzem qualquer CO2 nocivo, desde que a electricidade seja gerada a partir de fontes renováveis como o vento, a energia solar ou a biomassa.
Actualmente já nem é preciso renunciar ao desempenho, à distância ao solo, à robustez, às cabinas de condução desacopladas e às características ergonómicas oferecidas pelos hidrostáticos da Linde, pois os empilhadores eléctricos da marca são operados de forma rentável, através de energia autogerada e contam com motores silenciosos que também evitam poluição sonora.
Os novos modelos de empilhadores eléctricos Linde X20 - X35 na gama de capacidade de carga de 2,0 a 3,5 toneladas são os primeiros a corresponder ao desempenho e robustez dos hidrostáticos Linde, enquanto oferecem os benefícios ambientais adicionais do funcionamento a bateria. Juntamente com os igualmente novos empilhadores eléctricos para aplicações padrão (Linde E20 - E35), baseiam-se na mesma plataforma que os empilhadores de combustão interna Linde H20 - H35 lançados no final de 2019. Isto assegura prazos de entrega mais curtos, opções prontamente disponíveis e um conceito operacional quase idêntico para o operador.
Björn Walter, Senior Product Manager Counterbalance Trucks da Linde Material Handling da Linde Material Handling explica que nos testes comparativos baseados no teste de desempenho certificado pelo TÜV desenvolvido pela Linde MH foi possível concluir que "por um lado, a série Linde X20 - X35 foi tão potente como a Linde H20 - H35 em termos de manuseamento de mercadorias e, por outro lado, teve um desempenho significativamente melhor do que todos os veículos concorrentes no que diz respeito ao tempo e custos de manuseamento por palete movimentada".
No exterior, os empilhadores Linde X20 - X35 podem percorrer terrenos muito irregulares, tal como os empilhadores de combustão interna. Isto é possível graças à longa distância entre eixos, aos grandes pneus e aos rolamentos de anel de elastómero utilizados como amortecedores no eixo dianteiro. Estes impedem que vibrações e choques desencadeados por terrenos irregulares sejam transmitidos ao operador através das rodas. Tudo somado, isto reduz o stress físico de modo a tornar possível um nível consistentemente elevado de desempenho de trabalho, tanto pelo homem como pela máquina. Unidades totalmente seladas ou encapsuladas nos compartimentos da bateria e do motor garantem a impermeabilidade à sujidade e às partículas de pó. O sistema de iões de lítio desenvolvido pela Linde Material Handling fornece energia suficiente: consiste em baterias resistentes ao choque de alto desempenho e carregadores de dimensões variadas, todos concebidos para serem excecionalmente seguros.
Múltiplas vantagens do conceito de plataforma
Se um empilhador eléctrico for necessário para uso interior em pisos industriais lisos ou se os corredores estreitos de prateleiras dificultarem o manuseamento de materiais, a versão tradicional do novo empilhador eléctrico está disponível. As dimensões compactas dos modelos Linde E20 - E35 e o eixo de direcção combinado desenvolvido pela Linde Material Handling permitem manobras de viragem no raio mais pequeno. Há também uma escolha de diferentes opções energéticas: bateria de chumbo-ácido, bateria de iões de lítio ou sistemas de células de combustível. As baterias existentes podem ainda ser utilizadas. Um porta-paletes é agora tudo o que é necessário para uma mudança lateral da bateria.
Tanto nas séries de empilhadores eléctricos como os empilhadores com motor de combustão interna, as actuais gamas de modelos baseiam-se num mesmo conceito de plataforma. Isto significa que os operadores beneficiam de excelente visibilidade entre as secções do mastro, para os lados, para a rectaguarda e para cima. Tal como a cabine de protecção contra intempéries com portas totalmente envidraçadas, a maioria das outras opções do empilhador de combustão interna também estão disponíveis para os empilhadores eléctricos. O sistema opcional, totalmente integrado de ar condicionado com sistema de ventilação de oito bicos proporciona um potente arrefecimento e aquecimento para assegurar o conforto do operador e, assim, uma elevada produtividade em todas as condições ambientais, enquanto que o sistema opcional de assistência ao condutor "Linde Motion Detection" proporciona uma maior segurança: Os sensores registam o movimento por detrás do empilhador e impedem-no de fazer marcha atrás se houver pessoas ou outros veículos nas proximidades.
A geração de empilhadores 12XX também estabelece padrões em termos de disponibilidade operacional. Os requisitos de manutenção para a conceção robusta são baixos devido à sua reduzida suscetibilidade ao desgaste, e os conjuntos essenciais funcionam sem desgaste. Os processos de serviço em rede e o novo sistema de gestão da saúde do empilhador baseado na transmissão sem fios de dados do veículo ajudam a aumentar ainda mais a disponibilidade do veículo.
O conceito de plataforma e o maior número de peças intercambiáveis resultante criam outras vantagens, que vão desde a montagem num transportador de mistura comum e, portanto, uma logística mais simples, bem como uma maior flexibilidade em caso de flutuações de produção, até à possibilidade de troca de componentes entre diferentes modelos e a rápida readaptação de empilhadores de aluguer. Os três tipos de empilhadores têm uma disposição quase idêntica de elementos de controlo, o que significa que os operadores dificilmente notam quando mudam de veículo. Por último, mas não menos importante, novas opções estarão disponíveis simultaneamente para todos os modelos de cada classe de capacidade de carga respectiva. Como conclui Björn Walter: "A Linde Material Handling é o primeiro fabricante a oferecer aos seus clientes uma alternativa de empilhador eléctrico intransigente ao lado dos seus empilhadores de combustão interna que ainda são os mais potentes do mercado"!
Poupar tempo e energia no processo de seleção de encomendas
Os preparadores de encomendas N20 SA e N20 C SA da Linde Material Handling tem também novidades com a nova opção de equipamento semiautomático, que prometem aumentar a taxa de produtividade na recolha de encomendas ao nível do solo, com dois modos de condução nos quais os veículos seguem automaticamente o operador ou conduzem à frente. Como resultado, os funcionários são dispensados de actividades sem valor acrescentado e o desempenho da recolha de encomendas pode ser aumentado até 20 por cento.
Quer seja realizada numa loja de bricolage, num grossista de produtos alimentares, num fornecedor automóvel ou numa empresa de logística contratada, a recolha de encomendas é trabalhosa, exigindo resistência e atenção por parte dos funcionários do armazém. Uma parte substancial do processo consiste no caminho dos funcionários até às prateleiras e de volta ao coletor de encomendas. Esta é uma actividade consumidora de tempo e energia, mas, ao contrário da recolha de mercadorias da estante e da sua colocação no transportador de carga, não cria qualquer valor acrescentado.
O processo de picking oferece um grande potencial para aumentar a eficiência global da logística do armazém - potencial de optimização que pode agora ser aproveitado utilizando a opção SA da Linde de preparação de encomendas com capacidade de carga até 2,5 toneladas. Isto porque ambos os modos de condução semiautomáticos visam encurtar significativamente as distâncias de viagem e a pé durante a preparação de encomendas nos corredores. Ao mesmo tempo, já não há necessidade de subir e descer constantemente do veículo, o que reduz o risco de acidentes. Isto tem efeitos positivos no desempenho e produtividade do manuseamento no armazém.
Caminhar e conduzir à frente
Um dos processos mais comuns que têm lugar em armazéns de prateleiras altas é o da recolha num dos lados da prateleira, durante o qual, um empregado caminha ao longo do corredor e volta. Esta actividade é apoiada pela função "follow-me" semi-automática do veículo que o acompanha. Se o operador parar, o veículo pára também, permitindo-lhes colocar a mercadoria directamente da estante na palete. Se o operador continuar a andar, o empilhador também continua a deslocar-se para a frente. Desta forma, o trabalhador desloca-se ao longo da estante e recolhe a mercadoria sem ter de caminhar constantemente para o posto de trabalho do condutor e vice-versa. O movimento para a frente é desencadeado pelo operador que passa um determinado ponto no veículo, a chamada "parede virtual".
Se o veículo tiver de ser carregado de ambos os lados, isto pode ser feito utilizando a função stop-and-go. O veículo desloca-se no meio do corredor a uma velocidade constante e é dirigido para a frente pelo operador utilizando o comando à distância, idealmente usado num cinto. Ao mesmo tempo, o operador anda para trás e para a frente atrás do veículo entre as bordas da prateleira para recolher ou colocar mercadorias - um modo de operação que é mais susceptível de ser utilizado em armazéns mais pequenos. Também aqui, a vantagem é que não há necessidade de o operador andar atrás do veículo, nem de subir e descer repetidamente.
Ambas as funções são baseadas em tecnologia de rádio de banda ultra-larga e podem ser ajustadas com exactidão de centímetros. No final do corredor, o empilhador para automaticamente para evitar colisões com outros veículos. Ao entrar no empilhador, o funcionário termina o modo semiautomático e pode direccionar o veículo manualmente para o corredor seguinte.
Uma vez que uma das maiores preocupações sobre veículos automatizados é a questão da segurança, a Linde Material Handling equipou os seus preparadores de encomendas N20 SA e N20 C SA com um scanner de segurança de alto desempenho que é capaz de detectar pessoas e outros equipamentos industriais na área circundante. Montado muito baixo sobre o chassis, o scanner também pode detetar obstáculos inesperados e, portanto, é capaz de evitar colisões e acidentes. Para evitar danos nas estantes e dar aos operadores suficiente margem de manobra para fazer o seu trabalho, o veículo mantém uma distância mínima de 50 centímetros das estantes, mas pode também ser posicionado a uma distância maior no início do corredor, se desejado.
A recolha de encomendas semiautomática já foi extensivamente examinada: Os próprios testes da Linde, baseados em ciclos de trabalho emprestados de operações reais, mostraram que o desempenho pode ser aumentado até 20 por cento em comparação com a recolha manual.