Paletes Mark 55 da CHEP facilitam exportações de empresas portuguesas

03 fevereiro 2022
4min.

16 produtores de vinhos já enviam os seus produtos para o Canadá em paletes Mark 55, standard de paletes utilizado na América do Norte.

---

A CHEP, empresa de soluções logísticas para cadeias de abastecimento e especialista global em aluguer e gestão de paletes, contentores e Caixas Plásticas Reutilizáveis (Reusable Plastic Container - RPC), apoia agora os seus clientes dos dois lados do Atlântico, através das suas paletes Mark 55 (1229x1016 mm). Usado principalmente na América do Norte, este formato de palete facilita a entrada de produtos nos Estados Unidos e Canadá, potenciando as exportações das empresas portuguesas.

Em 2021, a CHEP enviou milhares de paletes para os Estados Unidos e Canadá, a partir de Portugal, em diferentes categorias, como bebidas, bens alimentares e produtos de higiene e não alimentares. Uma das grandes vantagens da utilização das paletes Mark 55 prende-se com a simplificação de processos administrativos na entrada de produtos para países da América do Norte.

Compliantcustoms640X640_1

Mark 55 é a combinação perfeita para produtores de vinhos

As parcerias com o setor vinícola são das mais bem-sucedidas da empresa sendo que desde 2018, 16 produtores de vinho portugueses abandonaram as paletes brancas por paletes Mark 55 da CHEP.

Jorge Mateus Simões, Production & Supply Chain Director da empresa de produção de vinho, Aveleda SA, menciona que "a nossa aposta na sustentabilidade aliada ao crescimento em mercados como os Estados Unidos e Canadá facilitaram a decisão de passarmos a utilizar paletes Mark 55 e de reforçarmos, assim, a nossa colaboração com a CHEP."

Em Portugal, as paletes CHEP Mark 55 são entregues aos produtores nas suas zonas de produção vinícolas, com capacidade para mais de 4,2 milhões de litros, sendo posteriormente carregadas em contentores que atravessam o Atlântico. Quando chegam à América do Norte, as paletes são descarregadas e entregues nas plataformas de distribuição que abastecem os pontos de venda. Depois de recolhidos nos distribuidores, as paletes são enviadas aos centros de serviços da CHEP, onde são inspecionadas, classificadas e reparadas, se necessário, antes de serem novamente colocadas em circulação no país.

A utilização das paletes Mark 55 também tem facilitado o trabalho da SAQ – Société des Alcools du Québec -, propriedade do governo e responsável pela gestão do comércio de bebidas alcoólicas no território, padronizando e otimizando as suas operações. Anteriormente, a SAQ recebia plataformas de vários formatos e qualidades que tinham de ser distribuídos em plataformas diferentes e aceites pelos distribuidores e retalhistas no Canadá. A classificação de paletes deixou de ser necessária e a eficiência da logística aumentou consideravelmente. Os operadores economizam tempo e a segurança do ambiente de trabalho aumentou consideravelmente, evitando-se, igualmente, o transporte de 13 000 paletes brancas anuais para pontos de reciclagem.

Ana Paula Sardinha, Country Manager da CHEP afirma que "as paletes Mark 55 cumprem com a norma internacional ISPM-15, que exige tratamento fitossanitário de todas as embalagens de madeira de forma a reduzir a propagação de pragas de um país para outro durante o transporte. O Canadá é um dos países sujeitos a este regulamento e aprova apenas um método - tratamento térmico - certificado por um selo afixado em cada embalagem". Ana Paula Sardinha refere que "a CHEP oferece este tratamento aos seus clientes desde 2009".

Os primeiros projetos piloto, que integram as paletes Mark 55, já mostraram aspetos positivos que podem ser medidos em poucos meses: redução de quebras, melhor durabilidade e aumento de produtividade.


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.