Como tornar os processos de entrega mais sustentáveis

18 abril 2022
4min.

Com a rápida expansão do e-commerce e um maior volume de compras online, as empresas de retalho e logística enfrentam novos desafios no que respeita aos seus processos de entregas, já que se esperam cada vez mais rápidos.

---

Nesse sentido, a necessidade de levar os produtos aos consumidores em cada vez menos tempo depende, nomeadamente, dos últimos quilómetros até chegarem ao destino, percurso que deve se feito em minutos e que, por isso, provoca um maior nível de emissões de carbono.

Com esta preocupação ambiental a tornar-se ainda mais presente com o crescimento do quick-commerce, opção de delivery que permite entregas em apenas 15 minutos, a Bloq.it, startup portuguesa que desenvolve tecnologia para cacifos inteligentes, apresenta cinco soluções que as empresas podem adotar para tornarem os seus processos de delivery mais sustentáveis.

1. Implementar soluções de otimização de rotas - O planeamento mais eficiente das rotas para as entregas assegura que menos tempo é passado na estrada, menos quilómetros são percorridos, bem como se promove um melhor desempenho do equipamento de transporte e a redução das emissões e despesas de combustível. Para isto, a adoção de softwares de otimização de rotas podem ser uma opção viável, já que, além de potenciarem todos estes benefícios, resultam também em poupanças financeiras significativas para a empresa e numa maior satisfação do cliente.

2. Optar por uma experiência localizada - Na logística atual, uma nova tendência está a ganhar terreno: a da experiência localizada, em que a encomenda deixa de partir de um armazém longínquo para passar a sair da própria loja. Esta opção traz vantagens como a conquista de custos de transporte mais baixos, um menor impacto ambiental, bem como um maior volume de entregas bem-sucedidas, com menos erros humanos. Por tudo isto, está a ganhar popularidade, particularmente, no setor do retalho, possibilitando a entrega de produtos e serviços a uma velocidade sem precedentes.

3. Adotar cacifos inteligentes – Esta é uma solução que vem revolucionar os serviços de recolha de encomendas ou produtos, o chamado Click and Collect, promovendo um menor investimento em equipa e em deslocações, durante o processo de entrega. Os cacifos inteligentes, como é exemplo a solução da Bloq.it, funcionam para todos os tipos de retalho e e-commerce, permitindo ao estafeta fazer a entrega muito mais rapidamente, já que pode deixar várias encomendas na mesma unidade, tornando o processo mais sustentável e permitindo mais conveniência para o consumidor, que recolhe depois as suas compras no horário que preferir.

4. Utilizar frotas elétricas – Para diminuir o impacto ambiental do processo de entregas, a tendência é que globalmente as empresas optem cada vez mais por frotas elétricas ou híbridas, promovendo as emissões zero até 2025. Em percursos de curta duração, como são exemplo os últimos quilómetros até chegarem ao destino, esta opção é ainda mais viável e de fácil implementação, já que ocorre maioritariamente em zonas urbanas, que têm bons acessos e mais postos de carregamento para este tipo de automóveis.

5. Aplicar uma estratégia para o processo de devoluções - O aumento do volume de vendas online leva também ao crescimento do número de devoluções, sendo que cada reenvio significa um maior gasto de combustível, mais deslocações e necessidade de recursos humanos para a realização deste processo. Para contrariar esta tendência, permitindo que as organizações explorem cada vez mais o paradigma sustentável, podem ser criados locais para a recolha das encomendas que estão a ser devolvidas, como unidades de cacifos, possibilitando que o estafeta não tenha de regressar a casa dos diferentes consumidores, mas sim fazer a recolha num único local.

Estes são apenas algumas opções que podem ser consideradas pelas empresas e que terão consequências positivas no seu impacto ambiental. Com a sua aplicação será ainda possível reforçar o posicionamento das organizações como ambientalmente responsáveis, bem como melhorar a experiência dos consumidores.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.