A DB Schenker, um dos principais fornecedores de logística do mundo, abriu um novo terminal sustentável na Finlândia, mais especificamente na região de Tampere. Com este armazém, localizado na cidade de Lempäälä, a empresa está a expandir significativamente os seus serviços de distribuição ecológica na Finlândia. Cinco camiões totalmente elétricos começarão a operar em Lempäälä, servindo o centro da cidade de Tampere. Além disso, a energia necessária para recarregar os veículos da frota será fornecida pela própria central de energia solar da empresa, exceto nos meses de inverno.
"O novo terminal em Tampere reforça o nosso papel de liderança para alcançar uma logística cada vez mais ecológica", disse Cyrille Bonjean, Diretor de Transporte Terrestre da DB Schenker Region Europe. "Produzir a nossa própria energia solar para a frota em Lempäälä torna o nosso caso ainda mais convincente", acrescenta Bonjean.
A instalação solar do terminal tem uma superfície de 1.750 m2, uma potência nominal de 250 kWp e um rendimento anual estimado de 200 MWh. O complexo utilizará também energia geotérmica e outras soluções sustentáveis, tais como asfalto verde, iluminação LED e docas de carga herméticas. Além disso, a empresa tornou-se um parceiro climático da região de Tampere, com o objetivo de alcançar um espaço neutro em carbono.
Por sua parte, Petteri Nurmi, diretor geral da Schenker Oy, afirmou: "Pirkanmaa é a segunda maior região da Finlândia, onde vive um em cada dez finlandeses. Com este terminal, a capital regional de Tampere desempenhará um papel cada vez mais importante na rede da DB Schenker, uma vez que poderemos crescer e oferecer soluções logísticas mais versáteis. Pirkanmaa é para nós uma região estratégica em termos de armazenamento e estamos agora a explorar um modelo de funcionamento do tipo "hub" para o transporte doméstico e europeu na área de Lempäälä”.
O terminal irá combinar as operações de Tampere e Hämeenlinna. Em termos de dimensão, o espaço tem uma área total de quase 18.000 m2, com 12.000 m2 de espaço com aquecimento e 3.900 m2 de espaço de carga sem aquecimento num salão exterior. As novas instalações dão emprego a cerca de 340 pessoas, incluindo as que trabalham para os transportadores.
PR