A ID Logistics, uma das principais empresas de logística contratual da Europa, revelou as receitas do 4º trimestre de 2022. Eric Hémar, Presidente e CEO da ID Logistics, afirma: "2022 foi um ano-chave para o desenvolvimento do nosso grupo com um forte crescimento empresarial e uma implementação geográfica em ambos os lados do Atlântico, marcado pela aquisição da Kane Logistics nos Estados Unidos. A nossa recente abertura em Itália também expande a nossa presença europeia. O grupo atingiu agora uma dimensão crítica em França, na Europa e nas Américas, permitindo-nos entrar em 2023 com a ambição de continuar o desenvolvimento do nosso modelo de crescimento rentável".
A ID Logistics voltou a registar um bom nível de crescimento de receitas, atingindo 686,3 milhões de euros no quarto trimestre de 2022, um aumento de 24,9% e 4,7% numa base comparável em comparação com o mesmo período em 2021, quando já tinha também registado um forte crescimento de 21%, após o fim da pandemia.
Em França, as receitas aumentaram 6,8%, para 222,3 milhões de euros, no quarto trimestre de 2022. Excluindo a consolidação da Colisweb (adquirida em janeiro de 2022), o crescimento foi de 2,5% neste período. O quarto trimestre de 2021 também havia registado um crescimento significativo de 7,8%.
Noutros países, o crescimento das receitas também continuou no quarto trimestre de 2022, atingindo 464 milhões de euros, ou 35,9%. Este aumento inclui as receitas da GVT, adquirida no Benelux em dezembro de 2021, e da Kane Logistics, adquirida nos EUA em março de 2022. Ajustado por estas alterações no âmbito da consolidação e um efeito cambial geralmente positivo durante o trimestre, o crescimento numa base comparável foi de 5,9% em comparação com o quarto trimestre de 2021, que já tinha registado um aumento significativo de 30,8%.A ID Logistics irá gerar receitas de 2.508,7 milhões de euros em 2022, um aumento de 31,3% (11,3% numa base comparável). O grupo avançou com 16 novos centros durante todo o ano de 2022.
Novos contratos
O número de concursos em que a ID Logistics foi convidada a participar permaneceu elevado no quarto trimestre de 2022, uma vez que os clientes atuais e potenciais integraram os impactos do novo ambiente económico nas suas previsões. Por exemplo, o grupo ganhou ou iniciou os seguintes novos contratos durante este trimestre:
Na Roménia, a Ursus Breweries, a maior cervejeira romena, confiou à ID Logistics as suas operações de armazenamento numa superfície de 18.000 m2 em Timisoara.
Na Polónia, a ID Logistics continua o seu forte desenvolvimento e reforça a sua posição local no mercado retalhista através da assinatura de um acordo para um segundo centro de distribuição para a Auchan. Com uma superfície de 54.000 m2 e quase 500 colaboradores, este centro será dedicado à distribuição de produtos de temperatura ambiente e controlada no sul do país.
No Brasil, a ID Logistics abrirá um novo armazém em Extrema City para a Diageo no início de 2023, oferecendo um elevado grau de sustentabilidade e com o objetivo de tornar as instalações no seu centro regional de excelência na América Latina. Este projeto acrescenta um importante negócio de FMCG na carteira da ID Logistics no Brasil e reforça a parceria internacional com a Diageo. A Nespresso renovou finalmente todas as suas atividades logísticas com a ID Logistics nos Estados Unidos. Esta decisão do histórico e principal cliente do grupo neste país é um grande sinal de confiança. Confirma o interesse da aquisição da Kane Logistics no início de 2022 e a capacidade da organização posta em prática para responder às expetativas dos grandes clientes internacionais.
Durante o quarto trimestre de 2022, a ID Logistics completou a transferência dos seus arquivos oche ativos na Rússia para os seus clientes ou parceiros. A ID Logistics não tem tido qualquer atividade na Rússia desde o início de janeiro deste ano. Vera Gorbacheva, Diretora Geral da ID Logistics Rússia, renunciou ao cargo como membro do Conselho de Administração da ID Logistics Group. O Conselho de Administração agradeceu calorosamente à Vera pela sua gestão profissional deste fim de negócio e pela sua contribuição ao longo dos últimos onze anos.
Na sequência dos movimentos estratégicos de 2022, a ID Logistics está bem posicionada para continuar o seu desenvolvimento rentável, apoiando-se em particular nos seus motores de crescimento na Europa (em particular na Polónia e Itália) e nos Estados Unidos. O grupo permanece atento à evolução da situação macroeconómica e atento às necessidades dos seus clientes.
PR